Junta de Serviço Militar de Itatiaia

Os jovens de Itatiaia que completam 18 anos neste ano têm até o último dia útil de junho devem  fazer o alistamento militar.  O procedimento é obrigatório e poderá ser realizado diretamente pela internet através do site www.alistamento.eb.mil.br.

Pela internet o jovem poderá indicar a Força Armada ( Exército, Marinha ou Aeronáutica)  de seu interesse, ou seja na qual deseja servir,o que não significa que será atendido.

Para se alistar é preciso ter em mãos originais da Certidão de Nascimento ou RG ou CNH, CPF e comprovante de residência. Caso algum jovem esteja morando no exterior, deverá comparecer ao consulado para o alistamento, dentro do mesmo prazo.

Os jovens que não se alistarem ficam impedidos de ingressar no serviço público, tirar passaporte entre outros. Também está previsto o  pagamento de multa de acordo com o tempo que o candidato deixou de se alistar.

Observação: A validação dos dados será efetuada na Junta Militar logo depois do alistamento online, com a presença do jovem. Na oportunidade são conferidos os documentos e  se tudo estiver correto é realizada a impressão do Certificado de Alistamento Militar (CAM),

 

 

Programas e ações

 

São atribuições da 148ª Junta de Serviço Militar:

A emissão do documento do certificado de reservista para jovens do sexo masculino que completam ou já tem 18 anos.

      

A realização de palestras educativas nas escolas, nas cerimônias de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI ou quando solicitadas pelas unidades escolares, sssociações e /ou Igrejas.

 

 A emissão de atestados de desobrigação militar - Todo cidadão, ao realizar o alistamento, indiferente de servir ao exército ou não, fica vinculado às forças armadas, podendo ser chamado a qualquer momento em situação de guerra ou necessidade da mesma. É importante ressaltar que esta obrigação termina somente no ano que o cidadão completa 46 anos de idade e não é necessário retirar este atestado, isto ocorre somente quando o cidadão, perde o seu certificado e necessita retirar a 2ª via.

 

 A emissão de certificados para notoriamente incapaz: Ao se apresentar ao serviço militar, o cidadão passa por uma triagem para verificação das condições física / mental. Quando é identificado qualquer problema físico visível que o impeça de servir as forças armadas, ou qualquer problema psíquico ou clinico, constatado por laudo médico, então é realizado o alistamento como Notoriamente Incapaz e emitido o Certificado de Isenção – CI.

 

Contatos:

- Delegado - :Tenente Weliton Rezende - Pertence ao 001/004 PRM AMAN / 2ª CSM;

-  Presidente:  Eduardo Guedes -  Prefeito de Itatiaia

- Secretário: Mauro Ornellas Filho

- Endereço:Rua Wanderbilt Duarte de Barros nº. 80 – Centro – Itatiaia/RJ ( Terminal Rodoviário Jorge Jayme dos Santos)

E-mailjsm148_2csm@yahoo.com.br      

Telefone: (24)-3352-1151

Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00

Link
Tags »
Junta Militar
Comentários »