NATURAIS

  • Parte Baixa do Parque Nacional do ITATIAIA
  • Centro de Visitantes Ex-Museu Regional da Fauna e Flora abriga exposições, maquete e um auditório. Um painel de pássaros onde se aperta botões que acendem luzes identificando a espécie e o canto da ave. E a Calçada da Fauna com pegadas dos animais em placas de concreto.
  • Cachoeira Camapuã Localizada no Córrego Simon, próxima ao antigo prédio do Hotel Simon, este atualmente fechado, formando pequena piscina natural.  Apenas um salto com 6m de altura.  Propícia a banhos.
  • Cachoeira Itaporani – Em caminhada de aproximadamente 500m, com início na trilha do Véu de Noiva, atinge-se a cachoeira de tem três quedas de 10m de altura, e uma piscina natural pronta a receber os mais aventureiros as águas frias do Rio Campo Belo.
  • Cachoeira Poranga – Localizada no Rio Campo Belo. Possui apenas um salto de aproximadamente 10m, com grande volume de água.  Forma piscina natural de aproximadamente 30 x 20m.  Águas esverdeadas, límpidas, com temperatura fria, propícia a banhos. Acesso somente com autorização.
  • Cachoeira Véu de Noiva – Depois de caminhada de 400m com vários degraus em meio a Mata Atlântica, e passando por matacão (formação rochosa) chega-se a formosa cachoeira de 40m de altura. Sua denominação condiz com seu aspecto deslizando sobre as formações rochosas. Água transparente, límpida, e de baixa temperatura. Propícia a banhos.
  • Lago Azul Nome devido ao reflexo provocado pela luz em sua superfície tornando-a de tonalidade azulada no verão.  Circundado pela Mata Atlântica com grande variedade de vegetação. O lago forma uma piscina natural entre as rochas espalhadas ao longo do Rio Campo Belo. Local propício a banhos e quiosques com churrasqueiras que podem ser usadas desde que agendadas previamente pelos telefones do parque.
  • Mirante do Último Adeus – Localizado na altitude de 810m tem-se uma vista parcial do Parque Nacional, do Rio Campo Belo, da Represa Hidrelétrica do Funil, do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e do Centro de Visitantes. Excelente local para fotografias.
  • Piscina Natural do Maromba a 1.100m de altitude – Espetacular piscina natural de águas transparentes e temperatura fria, fundo rochoso e quedas d’água de admirável cachoeira. Local com estacionamento e banheiros.
  • Rio Campo Belo Nasce aproximadamente a 2.500 metros de altitude e deságua no Rio Paraíba do Sul. Corta todo o parque formando diversas cachoeiras e poços bem convidativos ao banho no verão. No inverno as águas chegam a baixas temperaturas.
  • Três Picos 1.662 metros de altitude – Acessado por uma trilha em ascensão de aproximadamente 6 km, com tempo médio de 3h, passando por rios encachoeirados onde se pode arriscar um banho nas águas frias. Em vários locais da trilha avista-se a Cidade de Itatiaia e parte do Vale do Paraíba.  Local muito rico em fauna e flora. Aconselhável para maiores informações, acompanhamento de guia de turismo.
  • Parte Alta do Parque Nacional do ITATIAIA:

    Recomendações básicas aos visitantes que pretendem ir a Parte Alta
     
     
    O que levar na mochila (de duas alças) com saco plástico para trazer o lixo de volta: 
    - Roupas maleáveis e confortáveis (evitar jeans); 
    - Tênis com meias (evitar saltos tipo Anabela);
    - Agasalho (preferência tipo corta vento), boné, protetor solar (mínimo 30) e capa de chuva, sempre! 
    - Lanche: sanduíches (evitar presunto), frutas, suco ou energético, chocolate, outras guloseimas e água. ATENÇÃO: proibido embalagens de vidro ou lata.
    - Máquina fotográfica com bateria ou pilhas de reserva, novas; 
    - Roupa de reserva para ficar no transporte para no caso de molhar a que estiver usando, trocar ao chegar no transporte. 
     
    Lembre-se: 
    - É proibido a entrada de animais domésticos; 
    - Utilize apenas as trilhas autorizadas (certifique-se com seu guia de turismo)
    - Não tem lanchonete e nem restaurante 
    - Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas
    - Não é permitido fazer fogueiras em áreas naturais 
     
    Demais, sejam bem-vindos à primeira unidade de conservação do país. 
     
    • Abrigo Rebouças - Localizado a 2.350 m.alt. e considerado o abrigo público mais alto do país. Consta com 8 camas beliches; cozinha com armário, fogão a gás e mesas com bancos; e banheiros de água fria. A reserva é feita diretamente à administração do Parque.
    • Brejo da Lapa - Cenário de várias novelas com bosques de araucárias e linda vista da Serra Fina (Pedra da Mina - 4° pico mais alto do país).  Uma pequena queda d'água cercada de montanhas e excelente lugar para descanso e meditação. Local excelente para a observação de aves.
    • Cachoeira do Aiuruóca - Caminhada longa de 6 km a partir do Abrigo Rebouças; não indicada a principiantes em caminhadas nessa altitude, média de 2.400m.alt. Queda de 20m. de altura com águas cristalinas mas frias em qualquer época do ano. Lindo visual dos Ovos da Galinha.
    • Cachoeira das Flores - Próxima ao Abrigo Rebouças. Primeira cachoeira formada no Rio Campo Belo, principal rio do parque. Localizada a 2.300m. de altitude com verdadeira piscina natural de águas geladas.
    • Morro do Couto - Local ideal para aqueles que desejam iniciar no montanhismo. Caminhada considerada light chegando a 2.600m.alt. até a base, partindo do Posto Marcão é um desafio que será recompensado com a espetacular vista do Vale do Paraíba e suas cidades. E, para os mais aventureiros em um trepa-pedras chega-se ao cume - 2.680mm. de altitude. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Ovos da Galinha - Adiante da Cachoeira do Aiuruóca espetaculares rochas sieníticas que dão o nome a este local mágico. Caminhada indicada a pessoas acostumadas a longos cursos. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Pedra Assentada - Adiante das Prateleiras outro montante de rochas não indicadas a pessoas iniciantes em caminhadas na montanha. Mas de grande valia para montanhistas. No final uma escalada de 12m. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Pedra do Altar - Com média de 2h de caminhada chega-se sem grande dificuldade para subi-la. Grande formação rochosa, de 2.565m. de altitude. Possui uma vista maravilhosa para todo o Vale do Aiuruóca e das Agulhas Negras. Em uma de suas faces possui diversas vias de escalada. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Pedras da Tartaruga e Maçã - 2.390m. de altitude. São rochas equilibradas nas extremidades de pequenas rochas, com um formato do que representam. Ao lado possui a nascente do Rio Palmital, lago de águas transparentes e as Prateleiras. Caminhada de média dificuldade de uma hora e meia. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Pedra Furada - Caminhada média de 2h na altitude de 2.400m, antiga Pousada Alsene. O início da trilha é antes do Posto Marcão o que significa não haver taxa de visitação. Excelente vista do Vale do Aiuruóca, das Agulhas Negras, do Vale do Paraíba e da Serra Fina. Aconselhável guia de turismo especializado.
    • Pico das Agulhas Negras – 2.791m.alt. Ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e o 5° do país (http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/noticias/pontos_culminantes_brasileiros.html). A partir do Abrigo Rebouças, a caminhada leva em média uma hora até a base. E, mais 2h para subir até o cume, com acompanhamento de guia especializado, pois há lances no uso de cordas para segurança.
    • Prateleiras – 2.548m. de altitude. Oferece uma bela vista do Vale do Paraíba, que algumas vezes fica escondido sob as nuvens. A partir do Abrigo Rebouças, a caminhada leva em média uma hora e meia até a base. Para subir até o cume é necessário experiência e/ou acompanhamento de guia especializado, pois há lances no uso de cordas para segurança.
    • Travessias - São trilhas de um ou mais dias: Rui Braga, Rebouças - Maromba (Via Rancho Caído) e Rebouças - Maromba (Via Serra Negra). Maiores informações acessar o site www.icmbio.gov.br/parna_itatiaia
  • Represa do Funil - fechada no momento a visitação.
  • Penedo
    • Cachoeira de Deus – Queda d’água no Rio das Pedras, com piscina natural no Alto Penedo. Acesso em trilha com pequena caminhada de 300m. Localizada próxima a Praça do Alto Penedo, ponto final dos ônibus urbanos.
    • Pico do Penedinho – 360° de vista do Bairro de Penedo, após pequena caminhada em ascensão, em sítio particular. Necessário autorização na Fábrica de Chocolate na Av. das Pedras c/ Rua Henry Bertell.
    • Poço das Esmeraldas – Ao sol de meio dia, sua coloração esverdeada identifica bem o porquê do nome. A 100m antes da Cachoeira Três Bacias.
    • Três Bacias – A primeira das cachoeiras formadas pelo Rio das Pedras, este nascendo no Parque Nacional do Itatiaia. Águas frias e transparentes é um convite aos aventureiros. Localizada no Alto Penedo adiante da Pousada Serra de Penedo.
    • Três Cachoeiras – Localizada do lado direito da Estrada das Três Cachoeiras. Local de bastante arborização, ideal para piqueniques. A mais visitada.
  • Maringá / Maromba / Região de Visconde de Mauá - Cachoeiras
    • Escorrega - A 3 km da Praça da Maromba. Com 30m de descida e com a força da água permite que os banhistas escorreguem sobre a rocha lisa, até caírem em uma grande piscina natural.
    • Marimbondo - Nasce no Parque Nacional do Itatiaia e tendo sua foz no Rio Preto. Localizada no final do Vale do Pavão. Em uma caminhada aproximada de 700 metros chega-se as águas esverdeadas. Vale a pena a visita.
    • Poção do Maromba - A 1 km da Praça da Maromba. O lago é formado depois de uma queda d’água, de aproximadamente 6 metros.  Indicado ao banho com uma profundidade que chega de 4,5 metros em vazão normal.
    • Cachoeira Véu de Noiva – Depois de passar pela Praça do Maromba entrar na 1ª estrada a esquerda e por mais 150 metros em caminhada de pequenos obstáculos chega-se a formosa cachoeira de 30m de altura. Sua denominação condiz com seu aspecto deslizando sobre as formações rochosas. Água transparente, límpida, e de baixa temperatura. Propícia a banhos.
    • Rio Preto - Nasce no Pico das Agulhas Negras e tem sua foz no Rio Paraíba do Sul / Vale do Rio Preto.  Com 200 km de extensão, é uma das principais atrações locais, fazendo a divisa natural entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há uma infinidade de praias, poços e piscinas naturais, onde se pode pescar trutas.  Entre seus atrativos podemos destacar a Cachoeira do Escorrega, o Poção da Maromba e à piscina natural localizada no centro de Maringá, entre corredeiras.
    • Santa Clara - RJ–151 entre as Vilas de Maringá e Maromba, entrar a direita na Ponte da Santa Clara, sobre o Rio Preto. Seguir 500m. e na primeira bifurcação, entrar a esquerda e seguir placas. Trilha de 50m em descida razoável. Molhada, escorrega.
    • Santuário - RJ–151 entre as Vilas de Maringá e Maromba, entrar a direita na Ponte da Santa Clara sobre o Rio Preto. Seguir 500m. e na primeira bifurcação, entrar a direita e seguir placas. Trilha de 150m.
    • Toca da Raposa - RJ–151 entre as Vilas de Maringá e Maromba, entrar a direita na Ponte da Santa Clara sobre o Rio Preto. Seguir 500m. e na primeira bifurcação, entrar a direita e seguir placas. Trilha de 150m.
    • Alcantilado - São nove cachoeiras e dois mirantes. Recepção com taxa de visitação e infraestrutura de apoio ao visitante com lanchonetes e banheiros. Acesso pela RJ–151 entrando a direita logo após o posto de combustível BR, antes da Vila de Maringá e após a Vila de Visconde de Mauá. Atravessando a Ponte da Gávea por cima do Rio Preto – divisor de estados, RJ e MG, dobrar a direita e seguir placas.
    • Corredeiras do Alcantilado - Parque temático com vários esportes radicais para crianças e adultos. E ao lado está o Museu de Duas Rodas. Localizadas antes da Cachoeira do Alcantilado. Taxa de visitação.
    • Mirantão - MG - A 11 km da Vila de Mauá está a Cachoeira da Prata - Conjunto de quedas formando piscinas naturais. Pequena infraestrutura de apoio ao visitante com lanchonete e banheiro. Acesso: Após a Praça de Mirantão (11 km da Vila de Visconde de Mauá), seguir por mais 4 km. Placas indicativas.
    • Santo Antonio do Rio Grande – MG - A 11 km da Vila de Mirantão está a Cachoeira Cinco Estrelas - Conjunto de quedas formando piscinas naturais. Sem infraestrutura de apoio ao visitante. Acesso: Após a Praça de Santo Antonio, seguir por 6 km. Placas indicativas. E, Cachoeira do Rio Grande - Excelente queda formando uma espetacular piscina natural. Com infraestrutura de apoio ao visitante com lanchonete e banheiro. Acesso: Após a Praça de Santo Antonio, seguir por mais ou menos 6 km. Placas indicativas.

CULTURAIS

  • Centro de Visitantes do Parque Nacional do Itatiaia - parte baixa

Ex-Museu Regional hoje revitalizado abriga a Exposição Interpretativa "Conhecendo o Parque", uma Exposição Itinerante e outra Interativa (sala com jogos interativos voltados para a educação ambiental), além da Exposição de Montanhismo, a Sala da Maquete e o Auditório Tom Jobim estando à disposição dos visitantes. A exposição de exemplares da fauna e flora da região, remanescentes da antiga exposição, cujo acervo possui grande valor científico foi toda restaurada, e estão em exposição permanente, representando uma amostra da riqueza natural do Parque. Foi acrescentada uma Exposição Geológica com vários painéis e um painel de pássaros em que o visitante pode apertar botões que acendem luzes identificando a espécie e permitem que se ouça o canto da ave selecionada.
Na parte externa do prédio situa-se a Calçada da Fauna. Pegadas em placas de concreto numa alusão feita as pegadas da fama.

O 2º andar do Centro de Visitantes abriga o Núcleo de Educação Ambiental, o Núcleo de Pesquisas e o Setor de Uso Público.

  • Centro

Igreja Matriz de São José Praça Mariana Rocha Leão Tel.: 3352-1215
Em 5 de abril de 1839 foi instalado o Curato Eclesiástico de São José do Campo Belo (antigo nome do Município de Itatiaia).  A primitiva Capela da Igreja Matriz de São José data de 1839, tendo sido erigida em terras doadas por D. Silvéria Soares Lucinda, com a condição de invocar São José, padroeiro de sua família.  Esta Capela deu origem a atual Igreja Matriz de São José – padroeiro do Município de Itatiaia.

Teatro Municipal Oswaldo Motta Rua Dona Apolinária, 357 Tel.: 3352-3954
Possui 250 lugares e foi inaugurado em 24/09/1998, com a presença do Ministro da Indústria, Comércio e Turismo da época, Dr. Francisco Dornelles.

Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM) Rua São José, 132 Tel.: (24) 3352-3025
Registrada na Fundação da Biblioteca Nacional e inaugurada no dia 28 de agosto de 1996 possui um acervo de 20 mil livros. Tem uma característica particular que permite as crianças que a visitam, ouvir estórias infantis, interpretadas pela responsável da Biblioteca. O objetivo principal, através da Hera do Conto, é incentivar os alunos ao Sabor da Leitura. Leiturizar é tão importante quanto alfabetizar.
O lema da BIPUIM é: QUEM LÊ... SABE MAIS!

  • Penedo

Clube Finlândia Av. das Mangueiras, 2601 - Tel.:  3351-1374
Funcionamento: 1° sábado de cada mês a partir das 21h
Aqui ocorre o Baile Finlandês, onde se dança ao som de músicas variadas, que vão desde as típicas finlandesas – jenkka, letkis – passando por valsas, tangos, polcas e mazurcas, até chegar ao samba, pagode e ao rock – influência das novas gerações. As danças folclóricas são oriundas de diversas regiões da Finlând
ia. http://clubefinlandiablog.blogspot.com.br

Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa de Penedo Av. das Mangueiras, 2601 - Tel.:  3351-1374
Funcionamento:  Sábado: 10h às 17h – Domingo: das 10h às 13h 
 Feriado: sob consulta
Seu acervo é composto de objetos trazidos da Finlândia, destacando-se entre eles:  tapeçarias feitas em tear finlandês, bordados antigos, posters e gravuras de regiões da Finlândia, livros, folhetos e mapas. Na recepção existem livros a venda contando a história dos finlandeses em Penedo, desde a chagada dos primeiros até os dias de hoje. 
http://clubefinlandiablog.blogspot.com.br

Casa do Papai Noel – Rua das Velas, 100 Shopping Pequena Finlândia - Tel.: (24) 3351-2002
Funcionamento: 2ª, 3ª, 5ª: 10h às 13h e das 14h às 17h; 4ª Feira: Fechado; 6ª e Sábado: 10h às 13h e das 14h às 17h, e de 17:20h às 21h; Domingo: 10h às 13h e das 14h às 17h. Dezembro e Janeiro dias e horários diferenciados.
Monumento dos Imigrantes – Escultura 50º aniversário.

Casa de Pedra Av. Casa de Pedras, 664
Um colono finlandês construiu a casa para sua noiva finlandesa. O casamento foi feito por carta e ela veio para o Brasil. Quando chegou não gostou da casa e, como sentia muito calor, voltou para sua terra natal. Atualmente a casa pertence a uma entidade religiosa e sua visitação somente com permissão da entidade.

Casarão – Praça Finlândia, 10 - Tel.: (24) 3351.1406 / 9209-6099
Espaço particular 
para eventos e reuniões. Antigo casarão do ciclo do caféwww.casaraopenedo.com.br / contato@casaraopenedo.com.br

  • Maringá / Maromba / Região de Visconde de Mauá
  • Igreja de São Miguel - Localizada na Praça da Maromba.
  • Museu Duas Rodas - Localizado em Maringá - MG, no Vale do Alcantilado; antes da cachoeira. Considerado pela mídia, o maior acervo de motocicletas do país, com mais de 100 veículos, tendo a 1ª. motocicleta industrializada ano 1902. Situado no terreno das Corredeiras do Alcantilado com taxa de visitação.
  • Trutário Truta Rosa - Piscicultura própria. Visitação das 8h às 16h. Antes da Cachoeira Santa Clara. O restaurante só funciona nos finais de semana e feriados.

Atualizado por Ralph Salgueiro em 18.09.2015

Link
Tags »
Atrativos Tur sticos Naturais e Culturais
Comentários »