21/02/2017 às 10h19min - Atualizada em 21/02/2017 às 10h19min

Fortalecimento da agricultura: estudos e mapeamentos estão sendo realizados

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz SalesCom o objetivo de verificar como está o cenário da agricultura no município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está realizando levantamentos e estudos para mapear os produtores rurais de Itatiaia, de forma a identificar quais as necessidades e que estratégias podem ser colocadas em prática para fortalecer o setor.

- Estamos levantando dados e em contato com os agricultores para estreitar laços e buscar melhorias. Um dos principais objetivos é criar uma associação e fazer com que os investimentos e benefícios possam chegar aos pequenos produtores - disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales.

Outro levantamento que está sendo feito é da quantidade de doses de vacina contra febre aftosa que o município precisa adquirir para suprir a demanda da primeira etapa de imunização do gado, que será realizada em maio. Na última campanha, no ano passado, foi vacinado 91,4% do gado do município.

- Atualmente, temos 40 proprietários de gado cadastrados na Prefeitura. Durante a campanha, técnicos vão até as propriedades para realizar a imunização. O objetivo é imunizar 100% do gado - relata Sales.

O secretário explicou ainda que entre as principais ações da secretaria para fortalecer o setor de agronegócios de Itatiaia está a implantação do SIM
Serviço de Inspeção Municipal.

- Este é um projeto muito importante e vamos reiniciar os estudos para implantar o serviço que tem basicamente a finalidade de realizar inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal que serão produzidos no município, dando mais credibilidade aos pequenos produtores e segurança para quem consumir.

O prefeito, Eduardo Guedes reforça que é preciso uma política voltada para o financiamento aos produtores rurais.

- É necessário fortalecer as cooperativas para investimento em beneficiamento, armazenagem, processamento e comercialização agrícola. Nossa prioridade é também dar total apoio à exploração de turismo rural - afirma Eduardo Guedes.

Reunião com presidente da EMATER/Rio

No dia 9 de março, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia participará de uma reunião com a presidente da EMATER/ Rio. Será a primeira reunião do ano entre os secretários municipais da região, com o objetivo de unir forças visando o fortalecimento da agricultura. O encontro acontecerá no auditório do Sindicato Rural, em Resende.