02/03/2017 às 10h53min - Atualizada em 02/03/2017 às 10h53min

Meio Ambiente: Plantio, poda e remoção de árvores em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, reforça que o plantio de mudas em áreas públicas é de responsabilidade da Prefeitura, que tem um corpo técnico capacitado para a coordenação deste trabalho no município.

De acordo com a lei 461, de 29 de Outubro de 2007, o corte ou poda de qualquer árvore dentro do município de Itatiaia só poderá ser feito mediante autorização baseada no laudo elaborado por funcionário do órgão municipal competente, após vistoria solicitada pelo interessado.

Seja com o intuito de contribuir com o meio ambiente ou de embelezar sua casa, muitas pessoas têm extrapolado os limites de sua propriedade e plantado árvores, arbustos e flores em vias públicas, porém a ação sem orientação técnica pode, no entanto, causar mais prejuízos que benefícios.

A poda, na arborização urbana, visa basicamente conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento; eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados; remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas e remover partes da árvore que interferem ou causam danos incontornáveis às edificações ou aos equipamentos urbanos.

A vistoria pode ser solicitada por meio do Departamento de Protocolo da Prefeitura de Itatiaia. O endereço é Praça Mariana Rocha Leão, 20, Centro, Itatiaia/RJ. Telefone: (24) 3352-6777 ramal: 215. O horário de funcionamento é de 08 às 12h e das 13h30 às 17h.