09/03/2017 às 12h13min - Atualizada em 09/03/2017 às 12h13min

Trabalho intenso para amenizar transtornos causados pela chuva em Penedo

Equipes da Prefeitura de Itatiaia estão trabalhando desde a noite de ontem (08) atendendo as ocorrências registradas em Penedo em decorrência de uma cabeça d’água que atingiu a área central do bairro nesta quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil, por volta das 21h o volume de água do Rio das Pedras subiu acima do nível e transbordou, alagando as ruas centrais.            
                                            
O prefeito Eduardo Guedes está acompanhando o trabalho das equipes formadas pelas secretarias municipais, entre elas as de Ordem Pública, Obras e Serviços Públicos, além do Corpo de Bombeiros, que estão no local desde a noite de ontem para resolver os problemas causados na localidade. A principal preocupação foi atender imediatamente os moradores para que todos ficassem seguros.

Em decorrência do grande volume de água, o trânsito ficou prejudicado em alguns pontos e os motoristas contam com o auxílio da Guarda Municipal.
 
- De acordo com o acompanhamento da previsão do tempo que fazemos, estava previsto 10mm de chuva para Penedo, o que não ocasionaria o alagamento que aconteceu, por isso acreditamos que a causa foi mesmo uma cabeça d’água no leito do Rio das Pedras. Nós não temos um pluviômetro automático naquela região, então não conseguimos falar exatamente no volume de água, porém esse pedido já foi feito e nos próximos meses o aparelho deve estar chegando a Penedo – relatou Rodrigo Rocha, Assessor da Defesa Civil.
 
Segundo Rodrigo, houve também queda de um muro de contenção no bairro Fazendinha e quedas de árvores em vários pontos, por isso a Companhia de Energia Elétrica também esteve no local durante a noite para fazer a manutenção da rede elétrica e não deixar o bairro sem luz.
 
Os alagamentos se concentraram na Avenida Casa das Pedras, Avenida das Mangueiras e no Centro Comercial de Penedo. Não houve registros de famílias desabrigadas ou desalojadas, nem de pessoas feridas.
 
Limpeza das vias
Desde as 7h dessa quinta-feira (09) homens da Secretaria de Obras e Serviços estão realizando todo o trabalho de limpeza do bairro.  
 
-Nossas equipes estão concentradas principalmente na Avenida das Mangueiras e no Centro Comercial, que foram as áreas mais atingidas. Nesses locais estamos fazendo a limpeza das ruas e das calçadas, a desobstrução das redes de água e dos bueiros e também está sendo prestado auxílio aos comerciantes nesse trabalho de limpeza. A limpeza dos Rios e dos extravasores também será realizada ainda hoje – explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares.
 
Em relação à recuperação do asfalto, o secretário explicou que já foi solicitada a contratação de uma empresa especializada para a execução do serviço.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »