10/03/2017 às 16h42min - Atualizada em 10/03/2017 às 16h42min

Vibra-Tó: Músicos espanhóis realizam concerto e workshop em Itatiaia

Os músicos Joaquín e Miguel chegam em Itatiaia nessa segunda-feira (13) para ministrarem um workshop aos os alunos do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre, e da Escola Municipal Padre Jose Wyrwinski, na Vila Esperança. Além disso, os músicos trazem para Itatiaia na próxima sexta (17), às 14h, na Casa da Cultura, no Centro, o concerto espanhol Vibra-Tó (Vibra-Tudo).
A apresentação é um oferecimento da Atrium Escola de Música, em parceria com o Conselho Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil e tem co-realização da Sociedade Cultural Espanha-Brasil. A classificação é livre e a entrada é franca.

Nas escolas, o workshop tem o objetivo de apresentar para as crianças diferentes formas de criação de instrumentos musicais, imaginários e sons. Em sala de aula é proposto ainda analisar o ruído e sons do cotidiano, usando o próprio corpo como volume dos objetos. No final eles aprendem a criar música a partir de qualquer elemento e situação.

Vibra-tó é um concerto didático e interativo no qual os dois pedagogos multi-instrumentista, Joaquín e Miguel, interpretam suas próprias composições, com uma variedade do folclore universal e instrumentos não convencionais, ou seja, feitos com material reciclado.

- Vibra-Tó é um projeto no qual realizamos instrumentos musicais a partir de materiais reciclados e objetos cotidianos. Abordamos temas como a reciclagem, organologia, construção de instrumentos e física acústica, entre outros, lançando mão de experiências próximas, exemplos curiosos e, claro, uma boa dose de bom humor – explica à dupla.

- Esse evento na Casa da Cultura de Itatiaia reforça o compromisso da Prefeitura com o cidadão e, principalmente, com o fortalecimento da Cultura na nossa cidade. Tornar-se parceiro de entidades com a chancela da Embaixada Espanhola é realmente algo que traz ainda mais credibilidade ao nosso trabalho à frente do setor. Nós, da Assessoria Especial de Cultura, a partir da atual gestão, estamos exercendo com maior plenitude as atribuições referentes ao setor – afirma Rafael Fioratto, Assessor Especial de Cultura.

SERVIÇO:
Workshop Vibra-Tó no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori