10/03/2017 às 17h25min - Atualizada em 10/03/2017 às 17h25min

Real Madrid e PSV disputam o título do Campeonato de Verão da Vila Maia neste domingo

Foto de Arquivo PMI

Domingo é dia de decisão do 27º Campeonato de Verão da Vila Maia. A partida entre Real Madrid e PSV, finalistas da competição, reserva muita emoção. A expectativa dos organizadores é a presença de mais de 500 pessoas no local para prestigiarem o evento.

Para receber os torcedores, a Prefeitura organizou uma estrutura com a limpeza do espaço, realizado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, serviço da Guarda Municipal que fará todo o ordenamento do trânsito no local e uma ambulância, que juntamente com profissionais da Saúde estarão de prontidão para realizar atendimentos se necessário.

De acordo com os organizadores da competição, a programação começa às 9 horas com um jogo amistoso entre “Os Amigos da Bola de Itatiaia (ABI) X Veteranos da Vila Maia”. Em seguida, às 10 horas, o atual campeão Real Madrid e PSV vão disputar a competição jogada a jogada em busca da vitória. As partidas serão realizadas no campo de futebol da Vila Maia, que fica próximo à Associação de Moradores do bairro (Rua Benedito Ferraz).

Além dos títulos de primeiro, segundo e terceiro lugar, também serão premiados os jogadores destaque de cada time, o atleta revelação do campeonato, o goleiro menos vazado, sendo até o momento o jogador Douglas Pijama, do Boca Junior, e o artilheiro da competição, Matheus Moreira, favorito com 7 gols. O time vencedor por TRE anos seguidos também leva o troféu transitório, conforme a regra do campeonato.

- Os jogos tem sido um grande sucesso de público e todos transcorrem sempre em um clima de muita paz e harmonia, tanto entre os jogadores, quanto entre as torcidas. A qualidade técnica dos atletas também é muito boa. Podemos dizer que já virou uma tradição e aproveito para convidar o público para prestigiar, disse o coordenador de Esportes da Prefeitura, Luis Antônio.

O campeonato, organizado pela Associação de Moradores do bairro,  faz parte do Calendário de Esporte e Lazer do Município e tem o apoio da Prefeitura, que auxilia com premiações, arbitragem, mesário, sonorização, limpeza e manutenção do local.

Em sua 27ª edição, o torneio conta com sete equipes (Peñarol ,Juventus,P.S.V. Boca Junior,Millan ,Real Madrid,Porto ) e reúne  mais de 180 atletas, entre  de jogadores,auxiliares, comissão organizadora.

O Campeonato

A primeira edição do torneio teve início em janeiro de 1990 e foi idealizado por um grupo de amigos apaixonados por futebol, tendo a frente o morador Marcos  Mendonça( In Memoriam) . No início os times participantes traziam nomes de equipes, porém em 2001 após a morte do idealizador, a organização foi  assumida por Luiz Antônio e Luiz Carlos  que registraram o Campeonato e oficializaram o nomes dos times que em 2002  foram batizados com nomes de Clubes Estrangeiros.

Em 2010, quando foi criada a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e  o campeonato passou a fazer parte do calendário esportivo do município.