14/03/2017 às 15h44min - Atualizada em 14/03/2017 às 15h44min

Festa do Padroeiro de Itatiaia será realizada na Casa da Cultura

Reunião sobre a festa, com organizadores e apoiadores

Começa neste sábado (18) a tradicional festa em honra ao padroeiro de Itatiaia, São José. O evento, organizado pela Paróquia São José, com apoio da Prefeitura Municipal de Itatiaia, acontece na Casa da Cultura que fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. A programação festiva segue até o domingo, dia 19, quando é comemorado o dia do santo.

Assim como nos anos anteriores, a festa conta com programação festiva e religiosa, porém, a novidade fica por conta do local da festa que antes era realizada no pátio da Igreja Matriz.

- Resolvemos fazer a festa na Casa da Cultura, pois lá o espaço é maior, tem uma estrutura coberta que pode auxiliar no caso de chuva, além de que irá acomodar melhor todos que desejam participar da festa do nosso padroeiro – explicou Pe João Solak, Pároco da Paróquia São José.

Entre as atrações estão shows de artistas católicos, apresentação de dança dos alunos da Casa da Cultura e show de prêmios. Uma praça de alimentação será montada no campo do mangueirão que fica atrás da Casa da Cultura, com barracas de cachorro quente, churrasquinho, doces, pescaria, entre outras.

- Um dos compromissos dessa nova gestão é resgatar a cultura local e quando fomos convidados para a reunião da festa percebemos a importância que ela tem para o cidadão. São José é o padroeiro da cidade e por muitos anos a festa ficou restrita ao local da igreja, então esse ano queremos estender essa festa para todos itatiaienses. Nós entregamos aos artesãos e membros das comunidades tecido e a uma imagem do santo para confecção de estandartes. Todos foram orientados nesse processo de produção e iremos guardar esses estandartes para iniciar um percurso de produção artística nos próximos anos – relatou Rafael Fioratto, Assessor Especial de Cultura de Itatiaia.

Na parte religiosa, estão programadas missas, tríduo em honra ao santo e a tradicional procissão, que acontecerá às 9h do domingo (19) seguida da missa solene. No percurso da procissão os fiéis irão sair da Matriz de São José na Praça Mariana Rocha Leão em direção a Vila Odete pela Rua Georgeta Marins Motta, passando pelas ruas Antonio José Pereira, Avenida dos Expedicionários, Rua São José e retornando à Matriz.

Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito a Guarda Municipal estará presente.

– A Guarda Municipal vai auxiliar o trânsito durante toda procissão de São José. Os batedores da Guarda irão à frente da procissão, conduzindo o trajeto que será realizado em meia pista – informou Edson Bento, comandante da Guarda Civil Municipal de Itatiaia.

Nesse ano a festa também terá a parte esportiva que está entre as novidades de 2017 e acontece com total apoio e participação da Secretaria de Esporte e Lazer. No sábado, dia 18, das 8h às 17h, acontece o Torneio de Futebol no Estádio Municipal. E no dia 26, às 8h, haverá a Corrida de São José com largada na Praça da Matriz. Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, até o momento há 16 times inscritos no futebol e 375 atletas na corrida.

Programação Religiosa

Atividade