Estratégias para fortalecimento do comércio de Itatiaia são discutidas em reunião

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, se reuniu na noite desta terça-feira (14) com membros da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI) para, juntos, discutirem ações estratégicas de fortalecimento do comércio local. Ações do governo, como a reabertura do Centro de Capacitação que permitirá o treinamento de mão de obra para o comercio, também foi citada.

A reunião foi conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luis Sales, focada nas sugestões dos comerciantes que buscam ações e melhorias para impulsionar o comércio local.

– Para o desenvolvimento do comércio da nossa cidade é importante que as ações sejam feitas de forma planejada, organizada e continua, por isso, a Prefeitura está atenta a todos os problemas e vem buscando ouvir os comerciantes  para  que juntos possamos encontrar  soluções para os problemas. Estamos dispostos a apoiar medidas que contribuam com a transformação do nosso comércio – disse o secretário.

No encontro, o secretário colocou a Prefeitura a disposição para possíveis orientações do trabalho e apresentou a todos a proposta de um fórum como forma de discutir novas ações de fortalecimento e promover uma rodada de negócios.
Motivados com o encontro, durante a reunião os participantes também pontuaram algumas das principais dificuldades enfrentadas pelo comércio e apontaram sugestões de melhorias.

Dentre as necessidades citadas estão uma maior adesão dos comerciantes a Associação e a elaboração de estratégias para a organização e fortalecimento com a participação de comerciantes não só da área Central da cidade como também de Penedo, Maromba e dos demais.

– A imagem da cidade também influencia muito na hora da compra. Um comércio bem organizado, com ruas e calçadas limpas ajuda muito na hora da decisão de compra por parte do cliente, além de ser importante para a qualidade de vida de todos os moradores, comentou a comerciante Helenice Viana.

Problemas estruturais da cidade, como a falta de estacionamento, a ausência de lixeiras, assim como excesso de animais de pequenos porte soltos nas ruas  também foram apontados pelos participantes .

Para o presidente da ACIATI, Carlos Manoel Tavares a reunião foi importante para que todos apresentassem suas sugestões e colaborassem na  reorganização da Associação.

– Hoje a associação não é participativa e não existe um planejamento e nem estratégias de incremento das vendas e divulgação. Temos apenas uma sala que praticamente não é usada, mas a partir de agora com essa proposta de  reestruturação , com a ajuda de todos vamos poder alavancar o nosso trabalho e assim também podermos oferecer o melhor para os nosso clientes – finalizou.

Ao final do encontro uma  nova reunião foi agenda. Ela acontecerá no próximo dia 21 de março (terça-feira), às 19 horas, na sala da Associação, localizada na Avenida Prefeito Assumpção, s/n, no Centro ( em frente ao Supermercado Sávios) .