17/03/2017 às 14h18min - Atualizada em 17/03/2017 às 14h18min

Casa da Cultura organiza exposições para a festa de São José

Acontece nesse fim de semana, na Casa da Cultura, a tradicional festa de São José, padroeiro de Itatiaia. O evento é organizado pela Paróquia São José, com apoio da Prefeitura Municipal de Itatiaia. Além das barraquinhas, terá apresentação de dança e shows haverá no local e uma exposição de estandartes e fotos antigas.

Estandarte é um tipo de bandeira ricamente bordada que consiste num tecido quadrado, ou retangular, com duas ou mais pontas, no qual está pintada a imagem ou emblema da comunidade, normalmente a imagem de um santo ou de Nossa Senhora.

- Nós entregamos aos interessados no trabalho tecido e a uma imagem do santo para confecção de estandartes. Todos foram orientados nesse processo de produção e iremos guardar esses estandartes para iniciar um percurso de produção artística nos próximos anos – relatou Rafael Fioratto, Assessor Especial de Cultura de Itatiaia.

Orientados pelos professores da Casa da Cultura, a produção foi realizada integralmente pelos artesãos e membros das comunidades.

- Eu sou da Comunidade Bom Pastor, da Vila Pinheiro, e quando o Rafael falou na reunião dessa proposta me dispus a aprender. Eu nunca tinha feito nada desse gênero, então foi uma experiência nova muito legal, aprendi até a fazer fuxico. Como estou de férias foi uma terapia, eu juntei minhas filhas e uma irmã de comunidade, então o resultado é fruto de um trabalho em grupo – comentou Renata Muniz, membro da Paróquia São José.

Outra opção para quem for a festa é a exposição de fotos antigas da paróquia que foi realizada com o objetivo de mostrar a história por trás da festa do padroeiro.

- O Padre pediu aos membros da comunidade para que enviassem fotos antigas e nós fizemos um trabalho de escanner e tratamento das imagens para resgatar e mostrar para a população a história por trás dessa festividade – contou Rafael.

Serviço:
Festa de São José
Data: 18 e 19 de março
Horário: 18h30
Local: Casa da Cultura que fica na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro.