17/03/2017 às 17h33min - Atualizada em 17/03/2017 às 17h33min

​Inea realiza mapeamento dos rios em Itatiaia para prevenção de cheias

Itatiaia também cadastrado no Sistema de Alerta de Cheias, a função é alertar os moradores sobre o aumento do nível dos rios

A Prefeitura de Itatiaia, em parceria com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, iniciou na manhã de hoje (17) um mapeamento dos rios do município. O trabalho, acompanhado pela Coordenadoria de Defesa Civil, consiste em detalhar as áreas consideradas propensas à ocorrência de enchentes. O trabalho também leva em consideração o Plano Municipal de Contingência do Município.

Os cinco principais rios do município, Rio Santo Antônio, Acará, Campo Belo, Preto e das Pedras, estão sendo analisados e com o diagnóstico apresentado pelo Instituto, a Prefeitura irá estudar a instalação de um equipamento que aponta o grau de risco de enchente.

- O sistema de Alerta de cheias foi implantado em 2007 atende todo o Estado, porém, por meio desse estudo e com a instalação desse equipamento, o trabalho no município se tornará mais ágil, uma vez que as comunidades ficarão informadas mais rapidamente do perigo de cheias - disse a metereologista do INEA, Cinthia Avelar.

Segundo o Assistente de Defesa Civil, Rodrigo Rocha, com base nesse estudo, também será possível identificar as áreas e comunidades em situação de vulnerabilidade e em parceria com as demais secretarias sugerir ações para traçar  planos e projetos para minimizar os problemas encontrados.

- Vamos poder alertar os moradores e mandar as equipes aos locais de risco, podendo evitar maiores danos já que saberemos com exatidão qual é a situação. A finalidade é auxiliar a população de forma mais rápida – salientou Rodrigo.

Controle das Cheias
Itatiaia também cadastrado no Sistema de Alerta de Cheias do INEA. O sistema funciona 24 horas por dia e tem a função de alertar os moradores sobre o aumento do nível dos rios para evitar possíveis tragédias.
Os alertas, baseados em estudos das condições do tempo e de aumento gradual do nível da água dos rios, são enviados via email, whatsaap e SMS.  As informações também estão disponíveis na fanpage do instituto no facebook e no site, no endereço www.alertadecheias.inea.rj.gov.br.