23/03/2017 às 17h38min - Atualizada em 23/03/2017 às 17h38min

Secretarias participam de reunião para construção do PPA de Itatiaia

O objetivo das reuniões é a construção do Plano Plurianual de forma participativa e estratégica ouvindo cada secretário e as prioridades

Secretarias participam de reunião para construção do PPA de ItatiaiaAconteceu nessa quinta-feira (23) mais uma reunião para elaboração do Plano Purianual (PPA) de Itatiaia. O projeto que define as ações para os próximos quatro anos de governo (2018-2021) começou a ser debatido em fevereiro e tem a participação da equipe de secretariado e de representantes da Câmara de Vereadores. Ao longo do processo a população também será incluída nesse processo participativo de construção do PPA.

Seguindo a orientação do líder do executivo de que o plano tenha uma visão estratégica e com ações que beneficie toda a sociedade, essa reunião foi uma capacitação para o NIP - Núcleo Integrado de Planejamento com o objetivo de orientá-los para as diretrizes que a proposta exige.

Para o secretário de Planejamento, Cesar Aires, pode-se afirmar que o Plano Plurianual faz parte da política de descentralização do governo federal, que é prevista na Constituição vigente.

- O PPA é um procedimento longo, pois as secretarias têm que criar suas demandas. Além disso, faz-se necessária essa discussão também com a sociedade civil e poder legislativo – destaca o secretário de Planejamento, Cesar Aires.

 A próxima reunião com o secretariado será no dia 30 de maio para consolidar os programas e ações iniciais, e complementar a LDO dentro do PPA.

O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »