03/04/2017 às 15h25min - Atualizada em 03/04/2017 às 15h25min

Embaixada da Finlândia no Brasil visita instalações de cultura e educação de Itatiaia

Essa é a terceira visita à cidade, que abriga a única colônia finlandesa do Brasil, para conhecer os locais e verificar as possibilidades de parceria

Itatiaia recebeu nessa segunda-feira (3) a visita da Chefe Adjunta e 1ª Secretaria de Educação e Cultura da Embaixada da Finlândia no Brasil, Marja Suhonem. A visita faz parte do programa Finland 100, que ao longo de 2017 irá celebrar, mediante parcerias estabelecidas mundo afora, os 100 anos da independência da Finlândia.

- Essa é nossa terceira visita a Itatiaia e Penedo, onde fica nossa colônia. Nas outras visitas vieram outros secretários e junto com a cidade nós pensamos em atividades e ações para divulgar a Finlândia – explicou Marja Suhonen.

Junto com Suhonen vieram os membros do Clube Finlândia, Oswaldo Castro Jr e Otávio de Miranda. Durante a manhã, eles conheceram as instalações da Casa da Cultura e acompanharam as aulas de violino, corte e costura, artesanato e uma apresentação de dança.

- Ficamos impressionados com a Casa da Cultura! É um espaço grande, bonito e bem organizado. Aqui com certeza terá muitas oportunidades não só conosco, mas também com o Clube Finlândia que já disse estar de portas abertas para receber as atividades culturais por lá. A apresentação de dança foi ótima, com bailarinos maravilhosos e fiquei feliz de saber que em breve começarão as aulas de dança finlandesa – destacou a Chefe Adjunta da Embaixada.

Na parte da tarde, a visita continuou na Escola Municipal Dom Otorrino Zanon, em Penedo.

- Estamos vendo as possibilidades de parcerias, conhecendo os locais pessoalmente, pois é difícil imaginar lá de Brasília como são as coisas por aqui. Queremos ter uma cooperação contínua, não apenas nesse ano do centenário da independência. Nosso objetivo é plantar alicerces para o futuro, sobretudo em educação que é a base de tudo – ressaltou Marja Suhonem, 1ª Secretaria de Educação e Cultura da Embaixada da Finlândia no Brasil.

Entre o cronograma da visita eles ainda conheceram o Parque Nacional do Itatiaia com suas belezas naturais e participaram do tradicional Baile Finlândes em Penedo, onde encontra-se a única colônia finlandesa do Brasil.