07/04/2017 às 18h11min - Atualizada em 07/04/2017 às 18h11min

Celular é usado como aliado no ensino em sala de aula

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, uso do aparelho celular na escola é permitido apenas para fins pedagógicos

O ensino da Matemática está ganhando um forte aliado em Itatiaia. O telefone celular, muitas vezes considerado um pesadelo para os professores na sala de aula, está sendo utilizado como um reforço na aprendizagem. O uso pedagógico do aparelho faz parte do projeto “Uso das Tecnologias Digitais” implantado nas aulas do 9ª ano do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto.

O projeto acontece em três turmas e foi implantado após a unidade observar que alguns alunos tinham dificuldade de fazer o uso responsável do aparelho na escola, o que atrapalhava a aula, tirava o foco e prejudicava a aprendizagem.

- O uso do telefone celular se tornou muito comum em todos os lugares. Mesmo não sendo permitido alguns alunos levavam para a sala de aula tirando assim o foco deles. Muitas vezes tínhamos que recolher e entregar só ao final da aula.  Porém, com esse projeto vimos uma forma de ajudar a solucionar esse problema, usando essa ferramenta para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas e ainda aliando ao ensino da disciplina - explicou a diretora do Colégio, Alessandra Assunta.

Conforme explica o professor e implementador do projeto, Dimas Moraes, todo trabalho é realizado em etapas. No decorrer das aulas os estudantes aprendem a usar os smartphones e as tecnologias digitais de forma responsável. Os alunos ainda aprendem e são autorizados a utilizar o celular como calculadora cientifica e também como leitor de documentos em formato de documento portátil - PDF.

- Nesse caso os estudantes recebem arquivos das matérias em PDF em formato apropriado para os aparelhos para que possam estudar os conteúdos não só na sala de aula, mas em casa ou onde estiverem – explica o professor.

Entenda mais
Outro aplicativo usado nas aulas é o plickers que permite, resumidamente, fazer um questionário, chamar os alunos a responder e obter os resultados da sua avaliação na mesma hora.

- Cada aluno recebe um cartão com quatro opções de respostas (A, B, C e D) e a cada pergunta aponto smartphone para leitura dessas respostas. O aplicativo verifica a opção que cada aluno respondeu e identifica aqueles que responderam corretamente, explicou.

Além dos aplicativos os alunos também utilizam recursos como um grupo de whatsapp, facebook e email, onde também são encaminhados exercícios e retiradas dúvidas dos estudantes.

Dimas lembra também que os recursos tradicionais como quadro de lousa, caderno, lápis e materiais didáticos continuam fazendo parte do processo de ensino.

- Os telefones são um grande aliado na Educação, existem diferentes formas de usá-los em prol da aprendizagem, mas reafirmo a importância dos materiais pedagógicos na educação. Nesse caso podemos dizer que o celular ajuda a complementar o trabalho do professor – finaliza Dimas.