12/04/2017 às 12h46min - Atualizada em 12/04/2017 às 12h46min

Atividades para comemorar a Páscoa são destaques na Rede de Educação

O Colégio Fox, as Escolas Joaquim Miguel e Campo Belo, a Creche Sandra Cotrim e o Baby Class da Casa da Cultura entraram no clima pascal

Na manhã dessa quarta-feira (12) aconteceu uma festa de Páscoa com todos os alunos do Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier (FOX), em Penedo, para trabalhar o sentido da páscoa com mensagens, oração ecumênica, partilha de alimentos e a entrega dos ovos de chocolate.

Porém as atividades da semana pascoal começaram na segunda-feira (10) com os alunos do maternal que participaram de um Masterchef Júnior especial de Páscoa.

A oficina de culinária passou a fazer parte do calendário das crianças em março e é realizada uma vez no mês. Nessa segunda aula que teve como tema a páscoa, os alunos produziram e decoraram cupcakes com a ajuda da professora e do cozinheiro do colégio que ficou responsável por assar os bolinhos para garantir que ninguém se machucasse.

Segundo a Diretora do colégio, Cristina Márcia Mesquita, a oficina ajuda os pequenos a entenderem na prática o que são unidades e medidas.

- Em março, eles produziram salada de frutas e aproveitando o tema do mês a professora ensinou-os a fazer cupcakes. Além de trabalhar unidades e medidas, esse é um momento de socialização e partilha entre a turma. Eles aprendem a dividir e conviver – explicou a Diretora.

Fábrica de Chocolates
Na Escola Municipal Campo Belo, que fica na Vila Pinheiro, os estudantes desenvolverão de segunda a quarta-feira (17 a 19) uma fábrica de chocolates com todos os alunos do turno da manhã e da tarde.

Durante essa semana as crianças estão trabalhando nos enfeites da escola, na segunda e terça eles irão produzir o ovo e na quarta-feira farão um momento de partilha.

Segundo a Diretora, Cleusa Siqueira Monteiro, o ovo é de leite em pó e todas as crianças com restrições alimentares recebem o seu com os alimentos que fazem parte de sua dieta.

- Nosso objetivo não é só a parte culinária, mas passar para os alunos valores. A partilha é um momento sócioafetivo onde iremos trabalhar a Páscoa como um momento de revisão e reflexão dos atos com a família, amigos e professores rumo a uma vida nova – relatou Cleusa.

Caçada dos ovos
Em Maromba, os alunos do turno da tarde do 1º ao 5º vão participar nessa quarta-feira (12) de uma caçada aos ovos na Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos. Os professores prepararam oficinas temáticas, atividades lúdicas e lanche partilhado.

Creche Sandra Cotrim e Casa da Cultura
As 117 crianças atendidas na Creche Municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim, no bairro Campo Alegre, participaram de um momento celebrativo da Páscoa. Uma mesa com símbolos da data foi montada para explicar aos bebês e crianças até os quatro anos de idade o significado da celebração.

- As professoras trabalharam coreografias e músicas com as crianças. Também montamos lembrancinhas para fazermos referência à data e vestimos uma professora de coelho. Foi uma forma de resgatar o significado da Páscoa, fazermos um momento melhor para eles, e aplicarmos nossa proposta pedagógica efetivamente na creche – pontuou Michelle Flávia de Pimenta, Diretora da Creche Sandra Cotrim.

E as comemorações não param. As turmas de Baby Class da Casa da Cultura comemoram nesta quarta-feira a Páscoa com aulas temáticas. As crianças de três a cinco anos puderam ter contato com a data e aplicá-las nas atividade de dança. A casa também ganhou decoração festiva e teve a presença do coelhinho da Páscoa.