17/04/2017 às 17h22min - Atualizada em 17/04/2017 às 17h22min

Rádios Transmissores serão entregues a Guarda Municipal de Itatiaia

O Secretário Municipal de Ordem Pública, Carlos César de Paula, juntamente com representantes da Guarda Civil Municipal, entre eles o Comandante da Corporação, Edson Bento Expedito, participam nesta terça-feira (18) da Cerimônia de Entrega dos Rádios Transmissores utilizados pelos agentes de segurança que atuaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016,no Rio de Janeiro.

O evento acontece a partir das 10h, no auditório da V Região Integrada de Segurança Pública de Volta Redonda (Avenida Amazonas, 295, Vila Mury),  com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) e da Subsecretaria de Comando e Controle (SSCC).

-  Esses equipamentos auxiliarão muito no serviço da Guarda Municipal, pois contribuirão com o trabalho de comunicação de toda a corporação. Estamos trabalhando na melhoria do atendimento aos moradores e esses aparelhos representam um ganho efetivo na qualidade desse atendimento -  salientou o  Secretário Municipal de Ordem Pública, Carlos César de Paula.

A doação dos equipamentos faz parte do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão responsável pelo esquema de segurança das duas competições.

A previsão é que o município receba 25 equipamentos. Além de Itatiaia, mais seis cidades do Médio Paraíba e duas da Região Centro-Sul Fluminense receberão os aparelhos. A doação dos rádios transmissores, solicitados durante os encontros regionais dos comandantes das guardas municipais foi possível após a assinatura de um termo de cooperação voltado à cessão dos equipamentos.

- Esses rádios serão muito importantes para os nossos agentes da Guarda Municipal porque possibilitarão uma comunicação mais rápida, clara e eficaz, agilizando assim o serviço e ao mesmo tempo beneficiando a população - finalizou o comandante Edson Bento Expedito.

Rádios Transmissores

De acordo com a (SESEG), os aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.