19/04/2017 às 14h21min - Atualizada em 19/04/2017 às 14h21min

Rádios Transmissores reforçam segurança em Itatiaia

O município recebeu 25 rádios após a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Itatiaia e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça

O Secretário de Ordem Pública de Itatiaia, Carlos César de Paula, juntamente com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito, e demais representantes da Corporação do município, participaram junto com mais 13 cidades do Sul Fluminense da Cerimônia de Entrega dos Rádios Transmissores utilizados durante os Jogos Rio 2016.

A entrega dos 25 radiotransmissores de Itatiaia foi feita pelo subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, Rodrigo Alves, e pelo superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval.

- Esses rádios irão otimizar o nosso trabalho e agilizar o atendimento ao cidadão que nesta quinta-feira (20) já verá os agentes utilizando o aparelho nas ruas da cidade. Durante esta quarta estamos fazendo uma qualificação para os Guardas aprenderem a utilizar o rádio e assim obter sucesso no uso dessa nova ferramenta de trabalho – explicou o Comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito.

A entrega dos equipamentos visa ampliar a conexão de segurança, permitindo o contato direto entre municípios e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde ficam representantes das principais instituições de segurança e Defesa Civil.

- Estamos trabalhando na melhoria do atendimento aos moradores e esses aparelhos representam um ganho efetivo na qualidade desse atendimento. Os rádios permitirão para os nossos agentes da Guarda Municipal uma comunicação mais rápida, clara e eficaz – ressaltou o  Secretário Municipal de Ordem Pública, Carlos César de Paula.

Rádios Transmissores
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), os aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.