19/04/2017 às 17h02min - Atualizada em 19/04/2017 às 17h02min

Instituto Vital Brasil recebe animais peçonhentos capturados em Itatiaia

A Secretaria de Saúde de Itatiaia, através da Vigilância Ambiental, vem encaminhando periodicamente os animais peçonhentos capturados em Itatiaia para o Instituto Vital Brasil,de Niterói. O objetivo é contribuir com os estudos realizados pelo órgão e com a produção de soro anti-ofídico, anti-aracnídico, obtidos através de venenos de serpentes e aranhas.

Um levantamento realizado pela Divisão de Zoonoses apontou  que no primeiro trimestre de 2017 houve um crescimento de 125% no número de ocorrências referente ao aparecimento de serpentes em residências. O aumento também se refere ao número de aranhas que cresceu para  45% e de escorpiões 33% . A comparação é relacionada ao mesmo período de 2016.

 - Tanto as serpentes, quanto as aranhas, inclusive as marrons, que são muito perigosas, passaram a aparecer com mais frequência no município. Ao capturarmos esses animais eles são colocados numa caixa ou recipiente apropriado e depois os encaminhamos para o Instituto Vital Brasil, onde os venenos são utilizados para a produção dos soros que podem ajudar a salvar a vidas - disse a  Bióloga da Vigilância Ambiental, Danielle Brasão

De acordo com a Bióloga, os animais são encaminhados mensalmente, mas se houver uma demanda maior a equipe antecipa o envio para o Instituto.

 - No último mês, por exemplo, enviamos 15 animais, dentre eles serpentes, aranhas e escorpiões, o que é um número relativamente grande. Enviamos de acordo com a quantidade que surge – disse Daniele.

O crescimento das ocorrências, segundo a bióloga, não tem um motivo comprovado, porém o processo de urbanização também pode ter levado a esse aumento. Por conta dos aparecimentos, Daniele orienta aos moradores isolar o local com uma barreira física ao se depararem com um desses animais e em seguida avisar a Divisão de Zoonoses, ou o Corpo de Bombeiros.

- É preciso muito cuidado para capturar esses animais, por isso recomendamos entrar em contato com a nossa equipe - finaliza.
A Divisão de Zoonoses funciona junto a Vigilância Ambiental na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro, Itatiaia. O telefone para contato é o 3352-4243.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »