20/04/2017 às 14h14min - Atualizada em 20/04/2017 às 14h14min

Gestantes devem priorizar o início da campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as gestantes não precisarão mais esperar a data do seu grupo de risco para tomar a vacina contra a gripe. Atualmente, a cidade possui 352 gestantes e segundo a recomendação do setor de imunização, as unidades de saúde irão recebê-las mesmo fora do dia de seu grupo, pois o ideal é que todas elas sejam vacinadas no início da campanha.

A campanha que teve início nessa terça-feira (18), em Itatiaia, tem como objetivo imunizar 7 mil munícipes, o que corresponde a 100% do público alvo da cidade.

De acordo com SMS, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a campanha foi dividida em etapas, porém, as gestantes precisam de uma atenção especial.

- As gestantes podem se vacinar durante toda a campanha e o ideal é que elas sejam imunizadas agora no início, pois o risco para elas é maior porque existe uma mudança no metabolismo delas, na defesa do organismo. A gripe durante a gestação pode causar parto prematuro, aborto, e até o óbito da grávida – ressaltou Andrea.

Segundo levantamento da secretaria de saúde, o município possui 352 gestantes e a meta é que todas sejam vacinadas para garantir a proteção não apenas para a gestante, mas também para o bebê logo após o nascimento.

- Os bebês só podem ser imunizados a partir dos 6 meses, então a vacinação da mãe durante a gestação é de suma importância, pois os anticorpos produzidos pela grávida protegem o bebê também. O sistema imunológico da gestante fica mais “preguiçoso”o que aumenta a chance de contrair doenças virais e como a gama de medicamentos que ela pode tomar para controlar a doença é reduzida, então o mal-estar dura mais tempo – observou a coordenadora do setor de Imunização.

O medo de muitos munícipes é ficar doente após a vacina, porém os médicos garantem que não existe a possibilidade da pessoa ficar gripada por causa da imunização.

Locais para vacinação em Itatiaia
As doses da vacina estarão disponíveis das 8h às 16h, na Policlínica Municipal, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. O morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro munido do cartão de vacinação.

Os pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

Prevenção
A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

A vacina não é indicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (com necessidade de internação de urgência) ou que têm alergia a algum componente da vacina. Também não devem ser vacinadas pessoas que têm alergia severa relacionada ao ovo de galinha.

Calendário de imunização

Gestantes: durante toda a campanha
De 18 a 20 de abril: trabalhadores da área da saúde
De 24 a 28 de abril: pessoas com 60 anos ou mais
De 02 a 05 de maio: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias)
De 08 e 12 de maio: pessoas portadoras de doenças crônicas (hipertensão associado a outras patologias, diabetes, doenças pulmonares, doenças renais crônicas, obesidade crônica ,doenças respiratórias crônicas) e outras doenças que comprometam a imunidade,porém  tudo mediante comprovação médica no ato da vacinação.
13 de maio: “Dia D” da campanha com imunização de todos os grupos
De 15 e 19 de maio: professores das escolas públicas  e privadas