20/04/2017 às 14h25min - Atualizada em 20/04/2017 às 14h25min

Prefeitura de Itatiaia segue realizando limpeza e desassoreamento do Rio das Pedras

A segunda etapa do trabalho de limpeza e desassoreamento do Rio das Pedras começou a ser realizado em Penedo. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, nesta quinta-feira (20), homens e máquinas estão trabalhando no trecho do rio, localizado no bairro Nova Penedo, próximo ao Portal Turístico, limpando trechos de estrangulamentos que vem transbordando nos períodos de chuvas.

O serviço, uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA teve início no dia 03 de abril e tem a finalidade fazer a manutenção e limpeza do leito e margem do rio, um dos mais importantes para o município.

- O trabalho de desassoriamento está sendo realizado todos os dias  e estamos acompanhando tudo de perto. Duas escavadeiras hidráulicas e dois caminhões estão auxiliando na retirada de todo excesso de areia, lama e lixo que se acumulou no rio. O objetivo é melhorar o escoamento da água e minimizar os transtornos causados pelas inundações que são comuns ao bairro - explicou o Secretário de Obras,Carlos Alberto.

A dragagem faz parte do Programa “Limpa Rio”, do Governo do Estado, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua. As obras compreendem toda a sua extensão do Rio das Pedras, totalizando aproximadamente 4 km de comprimento. A expectativa é que o trabalho seja concluído em até 60 dias.