25/04/2017 às 17h58min - Atualizada em 25/04/2017 às 17h58min

Vacinação contra a gripe segue com o grupo dos idosos

 
 Dando sequencia ao calendário de vacinação contra o vírus influenza (gripe) a Secretaria de Saúde de Itatiaia está vacinando prioritariamente as pessoas com 60 anos ou mais durante toda essa semana

A imunização segue até sexta-feira (28), das 8h às 16h, na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 18 de abril e a  expectativa é vacinar 7 mil pessoas, entre elas 3.153 idosos.

A imunização foi dividida em etapas é destinada  a um público alvo formado por  gestantes e  puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias), idosos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, pacientes acamados, professores  e portadoras de doenças crônicas (hipertensão associado a outras patologias, diabetes, doenças pulmonares, doenças renais crônicas, obesidade crônica ,doenças respiratórias crônicas) e outras doenças que comprometam a imunidade e munícipes que apresentem indicação médica no ato da vacinação. 


- Iniciamos uma nova etapa da vacina, agora para as pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Nessa etapa  a nossa expectativa é vacinar também 100% do público de idosos e por isso mais uma vez reforçamos a importância da vacinação - disse a coordenadora do setor de imunização, Andrea Millen

Ainda de acordo com o setor de imunização as gestantes não precisarão mais esperar a data do seu grupo de risco para tomar a vacina. Agora basta dirigir-se a sua unidade de saúde de referência. Pacientes acamados  serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita  pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e influenza B e não é indicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (com necessidade de internação de urgência) ou que têm alergia a algum componente da vacina. Também não devem ser vacinadas pessoas que têm alergia severa relacionada ao ovo de galinha. Com a vacinação é possível impedir que a gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, entre outras complicações.

A campanha acontece até o dia 26 de maio e para receber a dose da vacina o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro.É necessário apresentar o cartão de vacinação.

Confira o calendário de Vacinação:
  • Gestantes: durante toda a campanha
  • De 24 a 28 de abril – Pessoas com idade acima de 60 anos
          - De 02 a 05 de maio: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias)
  • De 08 a 12 de Maio – Portadores de doenças crônicas
  • De 13 de maio - “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos
  • De 15 a 19 de Maio – Professores de escolas públicas e privadas
  • De 22 a 26 de Maio - Imunização de todos os grupos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »