26/04/2017 às 16h56min - Atualizada em 26/04/2017 às 16h56min

Transporte escolar é vistoriado em Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizará em maio a primeira inspeção semestral de transporte escolar do município para veículos particulares e da rede pública.

Toda a vistoria acontecerá no estacionamento atrás do Terminal Rodoviário Jorge Jayme, em dois períodos: das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. As kombis e vans devem ir ao local do dia 02 ao dia 05 de maio e, os ônibus escolares no dia 8 de maio.

Os veículos aprovados na fiscalização receberão o selo de certificação. Já os reprovados serão notificados, com especificações dos itens a serem corrigidos por seus proprietários.

O Secretário de Ordem Pública, Carlos César de Paula, destaca a importância da fiscalização e alerta aos pais para que verifiquem se o veículo que transporta os filhos está com o selo de inspeção atual colado no pára-brisa.

– A vistoria tem o objetivo de coibir o transporte irregular dentro da cidade e garantir a segurança das crianças que utilizam diariamente um transporte para ir estudar. O selo é uma forma de garantir que aquele prestador atenda as normas do Código de Trânsito. – afirma o Secretario de Ordem Pública.

É necessário que os motoristas apresentem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D ou E, comprovante de residência, certificado de vistoria do tacógrafo junto ao Inmetro, atestado de saúde da Medicina do Trabalho atualizado, nada consta criminal, curso de capacitação de Transporte Escolar, IPVA/DPVAT e outros documentos do veículo. Já os motoristas auxiliares devem apresentar CNH, comprovante de residência, atestado de saúde, nada consta e curso de capacitação.

Durante a vistoria serão inspecionados pneus, lataria do veículo, buzina, extintor de incêndio, lanternas, luzes (freio, ré), setas, cintos de segurança, tacógrafo, pintura da faixa horizontal na cor amarela com 40 centímetros de largura em toda extensão do veículo, identificação em preto da palavra "Escolar", entre outros itens que somados chegam a 26.