28/04/2017 às 16h42min - Atualizada em 28/04/2017 às 16h42min

Pacientes acamados estão recebendo a vacina contra a gripe em casa

 Moradores de Itatiaia, que estão acamados ou que possuem dificuldade de locomoção devido a uma enfermidade e que fazem parte do público alvo da Campanha de Vacinação contra a gripe, estão recebendo a dose da vacina contra a influenza (gripe) em casa.

De acordo com o setor de Imunização, os pacientes assistidos pelas Unidades de Estratégia de Saúde estão sendo comunicados e imunizados durante as visitas de rotina.

A vacinação dos moradores atendidos pelo programa “Melhor em Casa” terá início a partir da próxima terça-feira (02), conforme informou o coordenador do programa, Michael Pereira.

Os pacientes dos bairros Marechal Jardim e Jardim Manchete estão recebendo a dose da vacina desde essa quinta-feira (28).

 - Nossa equipe de enfermagem está percorrendo as residências dos pacientes e fazendo a imunização. Temos quatro cadastrados no  bairro Marechal Jardim e quatro no Jardim Manchete. Antes de receberem as doses todos são avisados com antecedência - explicou a coordenadora da Unidade de Saúde do bairro Marechal Jardim, Leila Ribeiro.

No município vacina começou a ser aplicada no dia 18, em nove Unidades de Saúde da cidade. A campanha tem como público alvo 7 mil pessoas, entre idosos,gestantes, puéperas ,profissionais da saúde, professores, crianças com menos de cinco anos e pacientes de doenças crônicas.O objetivo é  imunizar 100% do público-alvo.De acordo com o ultimo levantamento 672 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 9,6% do público alvo.

 A vacinação acontece em etapas e está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A primeira fase da Campanha priorizou a vacinação dos trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, que iniciou na segunda-feira (24) e segue até hoje (28), priorizou as pessoas com idade igual ou acima de 60 anos.

Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias) serão imunizados a partir dessa segunda-feira, dia 02 até 05 de maio.

Entre os dias 08 e 12 de maio a vacinação será voltada para as pessoas portadoras de doenças crônicas (hipertensão associado a outras patologias, diabetes, doenças pulmonares, doenças renais crônicas, obesidade crônica ,doenças respiratórias crônicas) e outras doenças que comprometam a imunidade e munícipes que apresentem indicação médica no ato da vacinação.

Já no dia 13 de maio está previsto o “Dia D” da campanha, onde serão imunizados todos os grupos.

Entre os dias 15 e 19 de Maio serão imunizados os professores das escolas públicas e privadas e encerrando a campanha, de 22 a 26 de maio, a imunização abrangerá todos os grupos.

As gestantes não precisam mais esperar a data do seu grupo de risco para tomar a vacina. É necessário apenas que se dirijam as suas unidades de saúde de referência.

 - A campanha acontece até o dia 26 de maio e para receber a dose da vacina o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro. É necessário apresentar o cartão de vacinação.  Também ressaltamos que no dia 13 de Maio acontecerá o dia D de vacinação, que é uma ótima oportunidade para aqueles que não conseguiram se imunizar durante a semana se vacinarem -  finalizou a coordenadora do setor de imunização, Andrea Millen.
 
-- 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »