02/05/2017 às 16h03min - Atualizada em 02/05/2017 às 16h03min

Ação educativa com alunos da rede municipal sobre arboviroses

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, realizou nessa segunda-feira (02) uma ação de educação e saúde no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto.

Esse é um trabalho contínuo que é desenvolvido ao longo do ano em toda a rede municipal com o objetivo de apresentar aos alunos algumas medidas preventivas contra as arboviroses.

- Essa ação desenvolve a mudança a longo prazo por meio de atividades preventivas com as crianças. Os arbovírus são vírus transmitidos aos seres humanos por artrópodes hematófagos, ou seja, aqueles que se alimentam de sangue, principalmente mosquitos e carrapatos. O foco desse ano é a Febre Amarela que é uma novidade para os mais novos, mas mesmo assim eles ainda fizeram bastantes perguntas sobre a Dengue – explicou Daniele Brasão, bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

A atividade aconteceu na forma de exposição durante o intervalo, no pátio da escola, nos dois turnos de aula. Os agentes da Vigilância Ambiental ficaram no estande tirando dúvidas dos alunos e entregando materiais como livros, panfletos e passatempos.

- Eu pedi dois passatempos, pois quero brincar e levar para a minha avó que já tem 52 anos e não pode pegar dengue, temos que ter cuidado. Lá em casa tem muita planta, mas sempre que a moça passa lá para ver se tem o mosquito não encontra nada, pois eu sempre ajudo minha avó a colocar areia no prato - comentou a Manuella Beatriz Guimarães Lima, aluna do 5º ano do Colégio Reinaldo Maia Souto.