04/05/2017 às 15h30min - Atualizada em 04/05/2017 às 15h30min

Itatiaia se prepara para o Dia D de Vacinação contra a Gripe

Sábado,dia 13, acontece o Dia D de Vacinação contra a Gripe em todo o município.O objetivo é mobilizar todas as pessoas incluídas no público-alvo da campanha para receber a dose da vacina.
 
Em Itatiaia a imunização começará às 8 horas e seguirá até às 17h em nove unidades de Saúde, sendo elas aPoliclínica Municipal, no Centro e as unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.
 
Fazem parte do grupo prioritário trabalhadores da Saúde, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças do 6 meses até os 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e este ano, professores de escolas públicas e particulares.
 
Lançado no dia 18 de abril, a Campanha até o momento já atendeu cerca de 1400 pessoas das 7 mil que pertencem aos grupos prioritários no município. A meta é atingir 100% do público alvo, mas de acordo com o setor de imunização a procura tem sido baixa.
 
 - Estamos há menos de 20 dias do fim da campanha e pelos números que atingirmos até o momento podemos dizer que a procura tem sido baixa. Por isso, mais uma vez reforço com todos a importância da vacinação. Com a realização do Dia D esperamos que aqueles que não puderam comparecer durante a semana, porque trabalham em horário comercial, venham se vacinar nesse dia de mobilização - enfatizou Andrea Millen, coordenadora do setor de Imunização.
 
Esse ano a campanha foi dividida em etapas e até o momento já priorizou três grupos, sendo o dos trabalhadores da saúde, dos idosos e o grupo que inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias.Para esse grupo, a vacinação prioritária acontece até esta sexta-feira (04), das 8h às 16h em nas nove unidades de saúde, com exceção da vacinação das crianças que as quartas-feiras acontece das 13h30 as 16h, em decorrência da vacinação do Pezinho.
 
As gestantes não precisam mais esperar a data do seu grupo de risco para tomar a vacina, basta dirigir-se a sua unidade de saúde de referência e os pacientes acamados  serão atendidos durante toda a campanha. A vacinação será feita pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

A campanha acontece até o dia 26 de maio e para receber a dose da vacina o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro. É necessário apresentar o cartão de vacinação. 

Confira o calendário de Vacinação:
·         
 - De 02 a 05 de maio: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puéperas (mulheres no período pós-parto que deram à luz em até 45 dias)

 - De 08 a 12 de Maio – Portadores de doenças crônicas  

 - 13 de maio - “Dia D” da campanha – Imunização de todos os grupos

 - De 15 a 19 de Maio – Professores de escolas públicas e privadas

 - De 22 a 26 de Maio - Imunização de todos os grupos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »