05/05/2017 às 14h58min - Atualizada em 05/05/2017 às 14h58min

Carnê do IPTU 2017 pode ser retirado em site

Cota única e 1ª parcela vencem no dia 31 de maio

Para facilitar a vida do cidadão itatiaiense, os carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) podem ser retirados, de maneira gratuita, pela internet através dos sites http://itatiaia.rj.gov.br e www.seuiptu.com.br.

Para o acesso é necessário que o munícipe tenha em mãos o número da inscrição imobiliária que deve ser completado com 001 ou o código do imóvel que entra direto na página a ser impressa. Esse dados podem ser encontrados no carnê antigo ou junto ao setor de cadastro imobiliário da prefeitura.

Essa facilidade auxilia quem deseja efetuar o pagamento antes da data de vencimento do boleto nas agências dos bancos do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica Federal, além das Casas Lotéricas.

- O procedimento padrão já foi realizado que é o envio dos carnês para o Correio que tem a missão de distribuí-los pela cidade, porém sabemos da dificuldade na entrega de correspondências. Para facilitar o acesso aos talões e evitar atrasos de pagamentos optamos por disponibilizá-los online. Selecionamos dois sites, assim não haverá sobrecarga do servidor – explicou o Secretário de Fazenda, José Roberto Domingos.

Optando pelo pagamento da cota única do IPTU, com vencimento em 31 de maio, o proprietário do imóvel tem 20% de desconto para imóvel residencial e 15% de desconto para imóveis comerciais, industriais e territoriais.

Outra opção é o parcelamento do imposto, em até 8 vezes, por meio do boleto bancário. A primeira parcela vence dia 31 de maio e a única agência que não recebe o pagamento é a do banco Santander.

Quem não receber o carnê em casa até o dia 15 de maio ou tiver dúvidas e/ou questionamentos poderá procurar o setor de cadastro imobiliário no prédio da Prefeitura que fica na Praça Mariana Rocha Leão, no Centro, ou buscar mais informações pelo telefone 3352-6777 no ramal 226.

– O IPTU é uma das principais fontes de renda do município e é fundamental para a realização de obras e para o desenvolvimento de ações e projetos voltados para o desenvolvimento da população local – relatou o Secretário de Fazenda de Itatiaia.