05/05/2017 às 17h40min - Atualizada em 05/05/2017 às 17h40min

Centro Cirúrgico está previsto para ser inaugurado em 30 dias

O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Martins de Barros está previsto para ser entregue a população dentro de 30 dias. A informação é do Secretário de Saúde, Jorge Figueira de Carvalho, que explicou que para entrar em pleno funcionamento falta apenas  finalizar a contratação dos profissionais que completarão a equipe e a chegada dos últimos equipamentos.

- O nosso objetivo agora é atender não só casos de pequena complexidade, como habilitar o Hospital para atender os de média complexidade também. Já temos o espaço físico organizado e estamos agora fechando a parte de recursos humanos para que possamos colocá-lo em pleno funcionamento. Vamos trabalhar para atender uma demanda reprimida de cerca de 10 anos - disse o secretário.

De acordo com o diretor Superintendente do Hospital Municipal, Dr. Sérgio Oliveira Paiva, o Centro Cirúrgico foi ampliado e reformado, com melhorias no espaço para os procedimentos médicos.

Atualmente ele conta com sala de equipamentos, posto de enfermagem, sala de RPA, 3 salas de cirurgias,sala de convivência e banheiros masculino e feminino. O espaço reúne ainda, de forma descentralizada, a área a esterilização  que é composta por  sala de espurgo, área de desinfecção, sala de esterilização, arsenal, banheiro  e depósito de material de limpeza (DML).

- Nosso Centro Cirúrgico não perde em qualidade para outros da região e após entrar em funcionamento vamos conseguir atender aqueles pacientes que precisam fazer cirurgias de risco cirúrgico baixo - explicou o diretor.

Para o local foi realizada a compra de alguns equipamentos que faltavam, como monitores cardíacos, mesas cirúrgicas, mesas auxiliares para anestesia, mesas para instrumentação cirúrgica, foco auxiliar móvel, pinças e ainda novos uniformes para a equipe.

- Já temos alguns equipamentos e foi comprado apenas aqueles que faltavam.Estamos só aguardando a entrega - disse a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e da Esterilização, Dilsevana Corrêa.

Vasectomia e Ligadura de Trompas

Após a inauguração do Centro Cirúrgico procedimentos relacionados ao Planejamento Familiar, como Vasectomia e Ligadura de Trompas também serão realizados no local. Logo depois que os pacientes passarem pelo serviço de Planejamento Familiar e pelo atendimento médico, sendo homens urologistas e mulheres, ginecologistas, as cirurgias serão agendadas pelo Serviço de Tratamento Fora do Município (TFD).