08/05/2017 às 17h19min - Atualizada em 08/05/2017 às 17h19min

Professores de Itatiaia visitam a INB

Professores da Rede Municipal de Itatiaia visitaram na manhã desta segunda-feira, dia 08/05, a INB – Indústrias Nucleares do Brasil. A visita foi uma das atividades do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação, que durante toda a semana terá atividades voltadas para o aperfeiçoamento dos profissionais de acordo com as matérias que lecionam.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica, Diene Motta Maretti, os encontros dos professores para a formação continuada são muito importantes:

- É essencial que os professores estejam sempre agregando conhecimentos e se atualizando e o objetivo do Programa é oferecer momentos diferenciados de estudos para os professores de acordo com sua área de conhecimento – disse a Diretora.

No encontro de hoje, voltado mais para os interesses dos professores de Ciências, estiveram presentes também docentes de outras áreas e da própria Secretaria. Os profissionais de Itatiaia foram recebidos por uma equipe de funcionários da empresa e na programação assistiram a dois vídeos sobre o “Ciclo do Combustível Nuclear” e “O Enriquecimento do Urânio”.

Em seguida uma palestra ministrada pelo engenheiro mecânico da empresa, Juliano Stivanin falou sobre organização do setor nuclear brasileiro, as etapas pelas quais passa o Urânio dentro da empresa, desde suas transformações químicas até o enriquecimento das pastilhas, montagem do elemento combustível, transporte e até mesmo como ocorre o funcionamento nas Usinas de Angra I e II, ou seja, como a energia é gerada.

Para amanhã está prevista uma visita dos professores de História, Geografia e Ensino Religioso, ao Instituto Campo Belo, no Centro de Itatiaia, cuja sede é o Casarão de uma Estalagem, uma das mais antigas edificações da cidade e que preserva a história do local. Os professores de matemática, português, educação física, línguas estrangeiras e educação artística farão seus encontros para estudos, de quarta a sexta-feira, no Centro de Formação que fica na área do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon.