09/05/2017 às 17h00min - Atualizada em 09/05/2017 às 17h00min

Vacinação contra a gripe em doentes crônicos segue até sexta-feira

 As unidades de Saúde de Itatiaia estão imunizando essa semana contra o vírus Influenza (Gripe) as pessoas portadoras de doenças crônicas.Esta é a quarta etapa da campanha e a expectativa é vacinar 1.137 pessoas cadastradas como doentes crônicos no município.
 
As doses estão disponíveis para pessoas com hipertensão associado a outras patologias, diabetes, doenças pulmonares, doenças renais crônicas, obesidade crônica, doenças respiratórias crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.É necessário apresentar  a indicação médica no ato da vacinação.
 
A imunização para o grupo começou nesta segunda-feira (08) e segue até sexta-feira (12), porém de acordo com a coordenadora do setor de Imunização, Andrea Millen, como a procura não tem sido alta, pessoas de todos os grupos que comparecerem as unidades também serão imunizadas.
 
 - O movimento nos postos não tem sido muito grande e com isso nos organizamos de forma que estamos conseguindo atender todos os públicos alvos. Então é fundamental que as pessoas incluídas nos grupos não deixem de se vacinar - disse.
 
Contrariando uma tendência entre a população, o aposentado Dirceu Silva, 69 que é doente crônico preferiu não deixar a vacinação para a última hora e buscou atendimento no posto de Saúde da Vila Magnólia. 
 
 - Acho muito importante a vacinação contra a gripe e por isso eu não quis esperar muito para me vacinar e fui logo. Também vou reforçar com os meus amigos que precisam tomar a vacina para não deixarem para a última hora, disse o morador.
 
 A vacinação contra a gripe em Itatiaia teve inicio no dia 18 de abril  e até hoje já foram vacinados 2457 pessoas das 7 mil que estão incluídas no público alvo, o que corresponde a 35%. O objetivo é  imunizar 100% do público-alvo.
 
Fazem parte do grupo prioritário trabalhadores da saúde, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças de 6 meses até os 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas  e este ano, professores de escolas públicas e particulares.
 
Os moradores acamados e os que possuem dificuldade de locomoção devido a uma enfermidade e que são assistidos pelas Unidades de Estratégia de Saúde ou pelo programa “Melhor em Casa” estão sendo comunicados e imunizados durante as visitas de rotina.
 
A campanha nacional acontece até o dia 26 de maio e as doses da vacina estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.  
 
Dia D de Vacinação

Neste sábado (13) acontece o Dia D de Vacinação contra a gripe, quando serão imunizadas pessoas de todos os públicos alvos. A mobilização acontecerá  das 8h as 17 horas nas nove unidades de saúde de Itatiaia. Para receber a dose da vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »