11/05/2017 às 17h10min - Atualizada em 11/05/2017 às 17h10min

“Dia D” contra a gripe acontece neste sábado em Itatiaia

Neste sábado (13) acontece a Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe – O “Dia D”. Em Itatiaia, a imunização acontece em todas as unidades básicas, postos Estratégia Saúde da Família e na Policlínica Municipal.

Das 8h às 17h, serão vacinadas todas as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha, que esse ano compreendem os idosos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente - até 45 dias depois do parto), crianças de seis meses a cinco anos de idade, professores das redes pública e privada e doentes crônicos .

Nesses casos, as doses estarão disponíveis para pessoas com hipertensão associado a outras patologias, diabetes, doenças pulmonares, doenças renais crônicas, obesidade crônica, doenças respiratórias crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. É necessário apresentar  a indicação médica no ato da vacinação.

A vacinação contra a gripe em Itatiaia teve início no dia 18 de abril  e até hoje já foram vacinados 2470 pessoas das 7 mil que estão incluídas no público alvo. O objetivo é  imunizar 100% .

Para receber a dose, é necessário que o morador apresente o cartão de vacinação. A dose protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Com a vacinação é possível impedir que a gripeevolua para formas mais graves como pneumonia, entre outras complicações. Ela é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

-  A vacinação é fundamental e os nossos profissionais estarão das 8h as 17 horas nas  Unidades de saúde da cidade para vacinar todos os grupos prioritários. Por conta disso, recomendamos que todas as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha não deixem de se vacinar, finalizou a coordenadora de Imunização Andrea Millen.

Confira os postos de Vacinação:

Policlínica Municipal de Itatiaia
Endereço: Avenida dos Expedicionários, 175, Centro - Itatiaia/RJ.

Estratégia de Saúde da Família Vila Flórida
Endereço: Rua das Margaridas S/Nr - Villa Fllórida

Estratégia de Saúde da Família Vila Magnólia
Endereço: Rua do Cruzeiro S/Nr - Vila Magnólia

Estratégia de Saúde da Família Penedo
Atendimento 24 horas em clínica geral
Endereço: Rua Tupi, s/nº, Penedo - Itatiaia/RJ.

UBS - Marechal Jardim
Endereço: Rua dos Ilhéus, s/nº, Marechal Jardim, Penedo - Itatiaia / RJ

Estratégia de Saúde da Família I  - Campo Alegre
Endereço: Avenida Napoleão Duarte, 657, Campo Alegre.

Estratégia Saúde da Família  II - Campo Alegre
Endereço: Rua Dr. Silveira. Numero: 141. Campo Alegre.

Estratégia Saúde da Família de Maromba
Endereço: Praça da Maromba, s/nº, Maromba - Itatiaia / RJ.

Estratégia Saúde da Família da Vila Esperança
Endereço: Rua Juliana Campos Neves, 1753