16/05/2017 às 16h26min - Atualizada em 16/05/2017 às 16h26min

Centro de Capacitação de Itatiaia abre processo seletivo para vagas de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, torna público processo seletivo para 36 vagas em curso profissionalizante divididos na área de Torneiro Mecânico/Fresador Mecânico e Fundamentos da Eletricidade/NR-10/Instalação de Sistemas Elétricos Prediais.

Os cursos fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Itatiaia, o Projeto Saber Mais do Programa de Inserção Regional da INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e o Senai de Resende.

O curso tem como requisito ter idade igual ou superior a 18 anos; ser morador de Itatiaia e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino fundamental.

As inscrições vão de 22 a 26 de maio, porém, podem ser encerradas, sem aviso prévio, quando o número de inscritos atingirem 100 candidatos para cada curso. Para fazer a inscrição, o candidato deverá dirigir-se pessoalmente ao Centro de Capacitação de Itatiaia, das 9h às 17h, com os seguintes documentos: original e cópia do documento de identidade e do CPF; comprovante de escolaridade; comprovante de residência; e documento de quitação com o serviço militar.

A avaliação será feita no dia 31 de maio por meio de uma prova com matérias de Língua Portuguesa e Matemática, será exigido média mínima do candidato de 5,0 para não ser desclassificado. O resultado será classificatório e, em caso de empate, serão obedecidos os seguintes critérios, nesta ordem: maior nota em Matemática; maior nota em Língua Portuguesa; ordem de inscrição.

As aulas teóricas serão realizadas nas instalações do Centro de Capacitação de Itatiaia, de segunda a sexta, das 13 às 17h, com início previsto para 20 de junho. As atividades práticas serão realizadas nas instalações do Senai Resende, de segunda a sexta, das 13 às 17h.

Os alunos irão receber material didático, uniforme, um lanche por aula e o transporte da Prefeitura quando começar a parte prática do curso.

- O nosso Centro de Capacitação será reinaugurado no dia 29 de maio e essa parceria com a INB vem para abrilhantar esse novo início. Vale ressaltar que as inscrições encerram quando tivermos 100 candidatos para cada curso e que serão ofertadas 18 vagas para cada área. Para que nossos jovens tenham oportunidade no mercado de trabalho é importante ofertar para eles a qualificação. Essa será uma grande chance para os itatiaienses, pois são vagas com expressiva demanda de trabalho na região e além do curso ser gratuito os alunos ainda irão receber material, lanche e transporte – explicou o Secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Imberê Moreira Alves.

O Centro de Capacitação de Itatiaia fica na Rua José Francisco Zikan, s/nº, Vila Odete, Itatiaia.