16/05/2017 às 16h57min - Atualizada em 16/05/2017 às 16h57min

Campanha contra a gripe já vacinou 53,5% do público alvo em Itatiaia

Um levantamento do setor de imunização da Prefeitura aponta que 3.745 pessoas, das 7 mil pessoas que pertencem aos grupos prioritários já foram vacinadas contra a gripe em Itatiaia, o que corresponde a 53,5%.Os dados incluem o "Dia D" de vacinação contra a doença, realizado no sábado (13), em nove unidades de saúde da cidade.

Fazem parte do público alvo profissionais da saúde, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, doentes crônicos mediante indicação médica  e professores.

A vacinação contra a gripe em Itatiaia teve início no dia 18 de abril e  esse ano foi dividida em cinco etapas. Essa semana a campanha é direcionada para  professores das escolas públicas e privadas. A vacinação para o grupo começou nesta segunda-feira (15) e segue até sexta-feira (19) nas unidades básicas, postos Estratégia Saúde da Família e na Policlínica Municipal. O objetivo da campanha é imunizar 100% do público-alvo.

Além da imunização prioritária dos professores, a coordenadora de imunização, Andrea Millen explica que pessoas que fazem parte dos demais grupos prioritários e que ainda não se vacinaram podem procurar as unidades de vacinação para receber a dose da vacina.

Os moradores acamados e os que possuem dificuldade de locomoção devido a uma enfermidade e que são assistidos pelas Unidades de Estratégia de Saúde ou pelo programa “Melhor em Casa” estão sendo comunicados e imunizados durante as visitas de rotina.

- Sábado realizamos o Dia D e esta semana a campanha será direcionada aos professores, porém lembramos que estamos há poucos dias do fim da campanha é a imunização das pessoas que fazem parte do público alvo é fundamental. Portanto, quem ainda não se vacinou deve comparecer a sua unidade de saúde de referência o quanto antes - disse Andrea Millen.

A campanha acontece até o dia 26 de maio e as doses da vacina estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É importante apresentar o cartão de vacinação.

Confira o calendário de Vacinação:
•          De 15 a 19 de Maio – Professores de escolas públicas e privadas

•          De 22 a 26 de Maio - Imunização de todos os grupos