16/05/2017 às 20h02min - Atualizada em 16/05/2017 às 20h02min

‘Teste do Pezinho’ será retomado na próxima quarta-feira, 24, em Itatiaia

As novas regras para realizar o teste requerem treinamento de equipe para se adequar e realizar o trabalho da maneira correta

O ‘Teste do Pezinho”, realizado em recém-nascidos em Itatiaia, voltará a ser feito pela rede municipal de Saúde. Tem data para retomar os serviços ao cidadão: na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, na “Sala do Pezinho”, localizado na Unidade Básica de Saúde do Centro.

Após uma paralisação temporária dos serviços, devido a problemas enfrentados no Governo do Estado, uma capacitação especial destinada à equipe de Triagem Neonatal da secretaria de Saúde de Itatiaia. Com isso, os serviços serão retomados normalmente.

Para a Coordenadora do Serviço de Triagem Neonatal, Andrea Rocha, as novas regras requerem treinamento de equipe para se adequar e realizar o trabalho da maneira correta. 

- Foi necessária a equipe de Itatiaia vir até a capital para se capacitar e atender às novas regras do Teste do Pezinho. É importante para que as profissionais possam se aprofundar na metodologia utilizada pela APAE do Rio de Janeiro, que é a instituição responsável pela coleta do material. Isso só mantém a qualidade do serviço prestado ao cidadão de Itatiaia – declara Andrea Rocha.

O Teste do Pezinho deve ser feito após as primeiras 48 horas depois do nascimento e até o 5º dia de vida, com uma amostra de sangue coletada do calcanhar do bebê. Em 2001, uma lei tornou o exame obrigatório.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »