03/06/2017 às 20h37min - Atualizada em 03/06/2017 às 20h37min

1ª edição do projeto “Mais Social” realiza 900 atendimentos e aproxima comunidade de serviços essenciais

“Novo Olhar” ofereceu exames oftalmológicos gratuitamente a 250 moradores que receberão os óculos no dia 18 de julho

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação (SMASDHH), realizou na manhã deste sábado (03) o Projeto Mais Social.

Segundo dados da SMASDHH, cerca de 900 atendimentos foram realizados no evento que aconteceu no bairro Campo Alegre e recebeu moradores de todos os bairros da cidade.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, a Deputada Estadual Ana Paula Rechuan, a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação Raquel Rocha, além de representantes do Legislativo e o secretariado municipal.

Dentre os serviços ofertados no local, a população teve acesso gratuitamente a exames de vista pelo Projeto “Novo Olhar”. A ação aconteceu em parceria com a Fundação Leão XIII, órgão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e tinha o objetivo de atender 250 pessoas. A meta foi alcançada em pouco mais de duas horas após o início do evento.

- O Mais Social foi um sucesso e como esta foi a 1ª edição então já estamos avaliando o que precisa ser melhorado para as edições seguintes. Tivemos em torno de 900 atendimentos e estamos contentes com o resultado, atender nossa população é a principal missão desta secretaria. Enxergamos a necessidade de levar o Novo Olhar para Penedo, Maromba e Maringá, então vamos trabalhar para que essa parceria possa chegar aos moradores de lá também – avaliou Raquel Rocha, Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação.

Após passar pelas etapas do atendimento, exame com oftalmologista e escolha dos óculos, os moradores receberam o protocolo para a retirada dos óculos, que está prevista para acontecer no dia 18 de julho, na Quadra da Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre.

- Já tinha participado do Ação Global em Resende e é uma alegria ter um evento assim em Itatiaia. Estar em casa é bem melhor, cheguei às 8h e o atendimento está sendo muito rápido e organizado – relatou Regina Alves, moradora do bairro Vila Pinheiro.

O projeto “Mais Social” aconteceu com a parceria de diversos órgãos e instituições levando a população serviços como a isenção para a retirada de segunda via de documentos, aferição de pressão, orientação jurídica, etc. Havia ainda no local brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças.

- Já uso óculos há muitos anos, porém é algo caro e que não podemos ficar sem, pois é uma questão de saúde. O atendimento foi rápido e eu ainda pude conhecer um pouco de outras secretarias e serviços que tem aqui em Itatiaia. Agora é só esperar dia 18 para buscar meus novos óculos - comentou Marli da Silva, moradora do bairro Campo Alegre.