21/06/2017 às 17h25min - Atualizada em 21/06/2017 às 17h25min

Guarda Municipal de Itatiaia passa por treinamento para operar novos Rádios Transmissores

A Guarda Municipal de Itatiaia participa até esta sexta-feira (23), de uma capacitação para operar os 25 rádios transmissores doados pela Secretaria de Segurança do Estado. Os equipamentos foram utilizados durante os jogos Olímpicos do Rio 2016 e agora serão usados pelos guardas em serviço nos prédios públicos e no trânsito do município.

A capacitação, que teve início nesta terça-feira (20), acontece das 08h às 10h, no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia, na Vila Odete. As  aulas são ministradas por dois agentes da corporação que receberam treinamento especializado.

Para conhecer o equipamento, os guardas assistiram aulas  teóricas pela plataforma EAD,onde puderam conhecer as funções do rádio e o seu alcance. Já nas aulasprática, com duração de duas horas, os agentes estão aprendendo como operar os rádios de forma eficaz.

- Esses equipamentos são muito importante para o trabalho da nossa corporação, por isso os nossos agentes da Guarda Municipal  estão recebendo esse treinamento para que possam operá-los de forma rápida e clara, de modo que tenham uma comunicação bastante eficaz, o que beneficiará muito a nossa população, disse o comandante da corporação,Edson Bento Expedito.

A doação dos equipamentos fez parte do termo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, órgão responsável pelo esquema de segurança das duas competições.

Além de Itatiaia, mais seis cidades do Médio Paraíba e duas da Região Centro-Sul Fluminense receberam os aparelhos. A doação dos rádios transmissores, solicitados durante os encontros regionais dos comandantes das guardas municipais foi possível após a assinatura de um termo de cooperação voltado à cessão dos equipamentos.

Rádios Transmissores

De acordo com a (SESEG), os aparelhos são mais resistentes, inclusive à água e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência - e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.