26/06/2017 às 16h11min - Atualizada em 26/06/2017 às 16h11min

50 mudas de árvore foram plantadas em mutirão ecológico dos Escoteiros de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou nesse sábado (24) da ação ecológica desenvolvida pelo 19º Grupo Escoteiro Campo Belo (19º GECABE).

Participaram da ação cerca de 30 pessoas entre crianças, jovens e adultos que contaram com a orientação de biólogos da Secretaria de Meio Ambiente para o plantio de mudas nas margens do Rio Acará. Ao todo foram plantadas 50 mudas de árvores, de 10 espécies, que foram doadas pelo Horto Municipal para a ação.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, todas as mudas eram de plantas nativas da Mata Atlântica e a maioria de grande porte, acima de 1m.

- Foi uma experiência interessante com um pessoal animado e comprometido em realizar um bom trabalho. Nosso objetivo é incentivar cada vez mais essas ações, conservar e preservar nas crianças e jovens esse interesse pelas causas ambientais. O Horto Municipal separou mudas que são apropriadas para a recuperação de faixa marginal e antes do plantio nós fizemos um momento de orientação dos escoteiros com informações técnicas da ação – explicou o Secretario de Meio Ambiente.

Segundo o Diretor Técnico do 19º GECABE, Alan Alves, a atividade faz parte do 26º MutEco – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – e cada nova árvore foi batizada com o nome de quem a plantou.

- Nomeamos as árvores para que posteriormente cada criança possa acompanhar o desenvolvimento dessa mudinha. Foi uma manhã de muito aprendizado e descontração, os participantes adoraram a nova experiência. O MutEco é uma ação que os escoteiros de todo o Brasil fazem e para nós essa parceria com a prefeitura foi de suma importância para o bom desenvolvimento da atividade - comentou o Chefe Alan.

As espécies plantadas na margem do Rio Acará foram Ipê Branco, Ipê Amarelo do Campo, Ipê Jardim, Goiabeira, Pitangueira, Araçá, Oiti, Aroeira, Aleluia e Grumixameira.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »