05/07/2017 às 12h59min - Atualizada em 05/07/2017 às 12h59min

ITERJ realiza ação para coibir construções irregulares em Itatiaia

Na manhã desta quarta-feira (05), equipes de fiscais do ITERJ – Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - realizaram uma ação para coibir construções irregulares de uma área de posse do Estado no bairro Nova Conquista.

- A Prefeitura está nos dando o suporte nessa ação que tem o objetivo de coibir o início de construções irregulares e retirar cercas que estão marcando o limite dos terrenos. Vale ressaltar que esse é um trabalho que não depende de ordem judicial e que não mexeremos nas casas que já estão prontas e com moradores, o que hoje representa no máximo 5 moradias. Essa é uma área pública, de posse do Estado, que tem como proposta virar um parque – explicou Nelson Pacheco, da Gerência de Atendimento Comunitário do ITERJ.

A ação contou com o apoio Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, da Secretaria de Ordem Pública, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal que realizaram a demolição de construções em fase inicial e a retirada de cercas demarcando terrenos.

- Essa não é uma área regularizada, então a Prefeitura está agindo de acordo com a lei dando um apoio logístico nessa ação que é de responsabilidade e legitimidade do ITERJ. Outro agravante é que esse local é uma área de risco já interditada pela Defesa Civil municipal – comentou Raquel Rocha, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação de Itatiaia.

Por Luana Vieira