07/07/2017 às 17h14min - Atualizada em 07/07/2017 às 17h14min

Itatiaia prepara 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o tema “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promove no dia 21 de julho a 10ª Conferência de Assistência Social.O evento, aberto ao público, acontece na Câmara Municipal de Itatiaia (Centro ),das 12h às 17 horas.

O encontro tem como objetivo debater e avaliar a política de Assistência Social e  definir  as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social ( SUAS).

Além de autoridades municipais, estão previstas as participações de  membros da comunidade, instituições, conselhos municipais, entidades, ONGs, movimentos e diferentes segmentos sociais.

A programação contará  com a abertura oficial, seguida da leitura do regimento. Na sequencia acontece uma  palestra sobre o tema central da conferência.Também serão realizados trabalhos em grupo com quatro eixos temáticos, plenária para votação e aprovação das propostas e eleição dos delegados.

De acordo com os organizadores, a Conferência discutirá assuntos que serão levados a 12ª Conferência  Estadual de  Assistência Social que contará com a presença de representantes de  Itatiaia e do Estado do Rio de Janeiros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

12h - Credenciamento dos participantes
13h - Abertura da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itatiaia /RJ
13h15 – Pronunciamentos
14h- Leitura do Regimento

14h30 – Palestra
Tema Central: Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS
Palestrantes:
Carolina Cunha - Advogada, Doutoranda em Ciência Política pela UFF, Assessora Jurídica da Gestão do SUAS na SMAC de Volta Redonda
Vanessa Ferreira Queiroz - Assistente social, Especialista em Políticas Sociais pela UNIGRANRIO, aluna da especialização em Políticas de Assistência Social e Direitos Humanos da PUC Rio e Coordenadora CRAS no Município Belford Rosco.

15h30 - Divisão dos Grupos de Trabalho:
Eixos temáticos:
1.    A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais
Coordenador: Cristiane Valeria da Silva Barcelo Relator: Márcio Rodrigues Pereira da Silva
  2. Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS 
Coordenador: Jenaria Aparecida de Oliveira Relator: Rosemary de Mello Pereira da Silva
3. Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais
Coordenador: Tayenne de Oliveira Parada Relator: Ângela Cristina Abreu Citeli
4. A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Coordenador: Thiara Cristina Mota Correa Silva Relator: Jecyka Magalhães Ferreira
 
16h30 – Plenária Final
 - Votação das propostas
 - Eleição dos delegados que vão representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social

17h - Encerramento, Coffee Bleak


Por Matilde Basilio
 
-- 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »