08/07/2017 às 13h24min - Atualizada em 08/07/2017 às 13h24min

3ª Gincana do Serviço de Fortalecimento de Vínculos movimenta sábado em Itatiaia

Partidas de futsal, apresentações de danças, brincadeiras são algumas das atividades que estão movimentando a 3ª Gincana do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de Itatiaia que acontece neste  sábado (08), até às 17 horas, na Quadra de Esportes do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, no Centro.

O programa, coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS - Centro),da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, atende atualmente,com cursos e oficinas gratuitas ,cerca de  300 jovens com idade entre 10 a 18 anos.

De acordo com o coordenador da equipe, Arthur Efigênio, a gincana faz parte do cronograma nacional de atividades desenvolvida pelo Serviço e  tem como objetivo despertar  e avaliar nos participantes  a criatividade, espírito de equipe e o envolvimento.

- Uma vez por ano realizamos essa gincana reunindo todos os adolescentes e colocamos em prática tudo o que trabalhamos com eles durante durante os meses.  Em 2017 nossos temas são o trabalho em equipe, o voluntariado  e o que aprenderam no  Serviço de Convivência e eles estão mostrando muito bem tudo o que assimilaram através de um trabalho em conjunto -  disse  Arthur.

No município o Serviço conta com oficinas de teatro, cinema, kung fu, plantio de horta, noções de informática, aulas de futsal, handebol e um trabalho de orientação social, por meio de palestras, encontros e bate papo com psicólogos e assistentes sociais. Os encontros, que reúnem adolescentes de todos os bairros, acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 17 horas e no sábado de 08h ao meio-dia, no salão da sede do Centro de Convivência do Idoso, no bairro Vila Odete.

Para a coordenadora do CRAS Centro, Gisele Fernandes o serviço é importante porque gera uma convivência harmoniosa entre os adolescentes, despertando principalmente um espírito de grupo.

- O Serviço de Convivência ajuda a despertar nos participantes um espírito de grupo e um convívio social muito importante na fase da adolescência. Ele promove uma integração de jovens  de várias partes da cidade. Também podemos dizer que é uma continuidade de um convívio social que vem da escola e se fortalece  com esse trabalho. E essa gincana realizada hoje vem concretizar tudo isso, ou seja, um trabalho desenvolvido durante um ano todo em busca do bem estar dos nossos jovens -  finalizou a coordenadora.

Por Matilde Basilio