10/07/2017 às 16h34min - Atualizada em 10/07/2017 às 16h34min

Prefeitura prepara esquema para campanha de vacinação antirrábica 2017

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, prepara para o mês de agosto o início da campanha de vacinação antirrábica 2017. A previsão é que a campanha comece no dia 07 de agosto e estenda-se com postos fixos e volantes até 19 de setembro, de maneira gratuita.

Incurável nos animais e fatal em quase 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos, sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

- No dia da campanha o animal deve ser conduzido por um adulto, ter quatro meses ou mais e estar saudável. Animais grandes e ferozes devem ser levados com focinheira para evitar acidentes – explicou a Bióloga da Vigilância Ambiental, Daniele Brasão.

Segundo a Bióloga da Vigilância Ambiental, Daniele Brasão, a raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos.

- A transmissão da raiva acontece pelo contágio direto através da saliva por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Por este motivo realizamos anualmente a campanha de vacinação antirrábica animal que tem por objetivo controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo desta maneira a raiva humana – explicou a Daniele.

Ao ser agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Por Luana Vieira