10/07/2017 às 17h11min - Atualizada em 10/07/2017 às 17h11min

Ouvidoria Municipal divulga balanço dos primeiros seis meses do ano

Um balanço realizado pela Ouvidoria Municipal de Itatiaia apontou que de janeiro a junho de 2017, foram registradas 196 manifestações, entre elas pedido de informações, comunicado de irregularidades, reclamações, denúncias, sugestões, críticas e elogios. Os contatos com o setor foram realizados presencialmente, por telefone, email e no Portal da Transparência. Desse total, 98 já foram resolvidas e a outra metade está em andamento.

Das 196 manifestações, 13 foram registradas no mês de junho, conforme explica o ouvidor geral, José Carneiro.

- Dos treze contatos que recebemos em junho seis já foram resolvidos e os demais estamos resolvendo. Vale lembrar que a ouvidoria é um canal de comunicação permanente com a população e estamos atentos a todas as manifestações para que possamos dar um retorno o quanto antes aos moradores - explicou o ouvidor.

Os moradores que desejarem fazer contato por telefone com a Ouvidoria Municipal podem ligar para (24) 3352 2192 ou (24) 3352 6777 ramal 231. O setor oferece ainda outras opções de contato como o email ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a ouvidoria online, no site da Prefeitura onde o cidadão poderá registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link http://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

4º Fórum de Ouvidorias Públicas

Os funcionários Ouvidoria Municipal participaram nos dias 05 e 06 de julho do 4º Fórum de Ouvidorias Públicas do Rio 2017, realizado em Resende. Com o tema central “O papel desempenhado pelas ouvidorias nos serviços públicos”,o  encontro, que aconteceu na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), reuniu cerca de 250 ouvidores de diversos cidades do Estado.

De acordo com a programação, durante os dois dias de eventos foram realizadas 10 palestras focando o papel das ouvidorias. Dentre os temas abordados estavam “Ouvidorias: da participação social ao fortalecimento dos processos de gestão”, “A Ouvidoria e a Rede de serviços” e  “O futuro das Ouvidorias Públicas no Brasil - Novas regulamentações e atribuições”, ministrada pelo Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior.

- Sabemos da importância do papel da ouvidoria para o cidadão e por isso vamos seguir sempre em busca de conhecimento para que possamos melhorar cada vez mais esse serviço de atendimento a população. E a participação nesse fórum foi muito importante, uma vez que nos atualizou muito sobre o assunto, disse o ouvidor Geral de Itatiaia, José Carneiro.

Por Matilde Basilio