17/07/2017 às 16h09min - Atualizada em 17/07/2017 às 16h09min

Projeto de vôlei terá início amanhã em Itatiaia

A atividade acontecerá na quadra do bairro Campo Alegre e as inscrições podem ser feitas durante a aula, ou na sede da secretaria Esporte e Lazer

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, inicia nesta terça-feira (18) o projeto de vôlei destinado para as crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 19 anos. O projeto é voltado para ambos os sexos e tem o objetivo de promover o combate ao sedentarismo, a qualidade de vida e a formação de futuros atletas.

As aulas acontecerão gratuitamente as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h, na quadra do bairro Campo Alegre e as inscrições podem ser feitas durante a aula ou das 8h às 17h na sede da secretaria, que fica anexa ao Estádio Municipal. No ato da inscrição é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e atestado médico de saúde.

Segundo o Secretario de Esporte e Lazer, Pedro Valente, há 60 vagas para o projeto que em breve iniciará em outros pólos pela cidade e terá a frente o Professor de Educação Física Adriano de Macedo Salgueiro.

- Escolhemos a quadra do Campo Alegre, pois ela é coberta e está num local próximo a vários bairros. Escolhemos esse horário para não atrapalhar o horário do colégio, mas já estamos nos organizando caso aja a necessidade de direcionarmos a atividade para outros horários. Estamos estudando ainda a possibilidade de ter um pólo aqui no centro para atender os bairros desse lado e, no máximo, em setembro começaremos a aula por aqui também. – explicou o secretário da pasta.

Projetos em andamento
Atualmente 550 pessoas são atendidas pelos projetos “Zumba para Todos”, na modalidade de zumba, e “Dominou, Tocou”, na modalidade futebol e futsal. Com atividades em vários bairros da cidade, inclusive Penedo, os atuais projetos atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos.

- O voleibol será o pontapé inicial para diversificarmos o esporte em nosso município, pois nem todos gostam de futebol e a zumba tem um público específico para as aulas. A cidade precisa de atividades diferentes, que tenham continuidade, e possibilite a descoberta de novos talentos. Através deste trabalho de base serão formados atletas com perspectivas profissionais, além disso, fomentaremos a saúde e a formação cidadã, pois os participantes aprenderão valores morais como persistência e trabalho em equipe – ressaltou Pedro Valente.

De acordo com o Secretário, a previsão é que em novembro novos projetos tenham início com as modalidades de handebol e basquete.

- Após finalizarmos a implantação do vôlei começaremos a organização dos projetos de basquete e handebol. No vôlei teremos um professor exclusivo da secretaria e isso representa um marco nas atividades, pois nossos professores sempre eram ligados a Educação também. Essa mudança nos dará a oportunidade de planejar melhor os projetos e possibilitar mais horários e locais de treinamento. Esses professores direcionados para o esporte nos permitirão uma grade de atividades diversificada – pontuou o Secretário de Esporte e Lazer.

Parcerias futuras
- Conversei com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Volêi sobre nosso projeto e após a final da Super Liga estaremos marcando uma reunião para viabilizar intercâmbios e visitas aos centros de treinamentos. Estamos em contato ainda para trazer uma representação da Liga Rio de Volêi para Itatiaia o que possibilitará a criação de clubes na cidade, além da oportunidade de se profissionalizarem como atletas do voleibol – destacou Pedro Valente, Secretario de Esporte e Lazer.



Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »