17/07/2017 às 17h19min - Atualizada em 17/07/2017 às 17h19min

Agentes da Guarda Municipal participam do curso de Condutores de Veículos de Emergência

Quarenta e seis servidores da Guarda Civil Municipal de Itatiaia estão participando do curso “Condutores de Veículos de Emergência”, oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. O treinamento, realizado por meio do Ensino à Distância (EAD), tem carga horária de 60 horas e acontece até o dia 14 de agosto.

O curso, uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da resolução nº 522/2015, conta com quatro módulos, sendo eles: Legislação de Trânsito e Respeito ao Meio Ambiente, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Relacionamento e Convívio no Trânsito.

De acordo com monitor do curso, o Guarda Municipal Leandro Abreu, as aulas tiveram início no dia 24 de junho e são direcionadas apenas para os agentes habilitados.

- A viatura é um veículo que atua durante as emergências e esse curso é importante porque repassa informações fundamentais para os guardas que trabalham como esse tipo de veículo, em atendimentos e situações de emergência. Dentre os vários ensinamentos estão noções fundamentais sobre comportamento, legislação, direção defensiva, responsabilidade do condutor, entre outras - explicou o monitor.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito explica que o objetivo da corporação é dar continuidade a capacitação dos agentes.

- Além do curso “Condutores de Veículos de Emergência”, o qual os guardas estão participando, os servidores da corporação também participaram esse ano do curso “Operação de Rádios Transmissores”. A nossa finalidade é oferecer o máximo de capacitação aos nossos agentes, seja de forma prática, ou pelos cursos de Educação à Distância.Nossa finalidade também é atender da melhor forma o cidadão de Itatiaia através do serviço da Guarda Municipal - finalizou o comandante.

Por Matilde Basilio