21/07/2017 às 15h58min - Atualizada em 21/07/2017 às 15h58min

Queima de lixo verde preocupa Secretaria de Meio Ambiente de Itatiaia

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebe diariamente várias denúncias de focos de incêndio pela cidade o que pode causar graves problemas para a população neste período de estiagem.

A prática de queimadas é crime. A Lei Estadual 2049/1992 prevê multa e até reclusão do infrator que pode responder por crime ambiental.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, em Itatiaia é recorrente a queimada do lixo verde.

- Queimar folhas, pastagens e vegetações é considerado crime e o autor pode ser enquadrado dentro das legislações federais e estaduais, além do transtorno que o fogo pode causar aos moradores próximos do local. Neste período crítico de estiagem o fogo alastra muito rápido e isso acaba causando prejuízos à fauna, à flora e a saúde respiratória das pessoas. Grandes desastres ambientais podem acontecer quando iniciamos um pequeno foco de fogo – explicou o Secretario de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva.

O lixo verde, originário da poda ou corte de árvores e plantas, é composto por galhos e cascas de árvores, troncos, gramas, folhas verdes ou secas, flores e outros materiais orgânicos de origem vegetal.

- Esse é um rico material orgânico que pode ser aproveitado para a população em produção de adubos, sistemas de compostagem e até mesmo na confecção de peças de artesanato e decoração – explicou o secretário.

Denúncias
Em caso de denúncia ou solicitação de apoio de emergência, a população poderá entrar em contato com o Corpo de Bombeiros de Itatiaia pelo telefone 193 ou acionar ainda a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3352-1134.

Por Luana Vieira