21/07/2017 às 17h15min - Atualizada em 21/07/2017 às 17h15min

Evento marca conclusão de obra de desassoreamento do Rio das Pedras em Penedo

A previsão é que no segundo semestre inicia os trabalhos para recuperação da mata ciliar

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou nesta sexta-feira (21) o evento de conclusão do trabalho de desassoreamento do Rio das Pedras, um dos rios mais importantes para o município, localizado em Penedo.

As obras de dragagem foram iniciadas no dia 03 de abril próximo a entrada de Penedo e alcançou toda a extensão do rio, que tem aproximadamente 4 km de comprimento, por meio de uma parceria com o Governo do Estado e o INEA – Instituto Estadual do Ambiente.

O trabalho realizado faz parte do Programa Limpa Rio, criado em 2007 pelo Governo do Estado, que dispõe de equipamentos especializados e mão de obra qualificada para realização da limpeza e da manutenção dos corpos hídricos de forma contínua.

- Mesmo com as dificuldades econômicas que passa nosso Estado conseguimos junto ao governo o apoio para essa obra de suma importância para Itatiaia. Há muitos anos a comunidade de Penedo espera por esse serviço, então é com muita alegria que entregamos a conclusão desse trabalho. Economizamos mais de um milhão de reais dos cofres municipais com essa parceria – destacou o Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu.

De acordo com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares, para a realização do serviço foram utilizadas duas escavadeiras hidráulicas e dois caminhões.

- Sou morador de Itatiaia e nunca vi uma máquina entrar no Rio das Pedras e hoje estamos entregando para a população um rio limpo e desassoreado o que vai ajudar muito na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Penedo, pois agora os riscos de enchentes diminuirão muito. Os equipamentos auxiliaram na retirada de todo o mato que se acumula ao redor do rio, assim como também na retirada da areia, lama e lixo – disse o Secretário de Obras e Serviços Públicos.

Concluída as obras de dragagem o próximo passo é iniciar, ainda no segundo semestre, a recuperação da mata ciliar.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o Vice-Prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá, o Deputado Estadual Andre Correa e os Vereadores Leonardo Seixas, Silvano Rodrigues, o Vaninho, Cristian de Carvalho, Anderson da Saúde e José Adelson, o Toroca.



Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »