28/07/2017 às 17h53min - Atualizada em 28/07/2017 às 17h53min

Prefeitura garante a cloração da água com nova compra de hipoclorito de cálcio

Para garantir a cloração da água de todo o município, a Prefeitura acaba de receber 70 novos baldes com 14 quilos de hipoclorito de cálcio, cada um. O material, comprado por meio de pregão presencial, será utilizado para melhoraria constante da qualidade da água servida à população.

O Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva explica que a compra atenderá o município até os primeiros meses de 2018.

- O hipoclorito será utilizado no tratamento da água de todas as redes de captação. A quantidade comprada será usada durante todo esse ano de 2017 e ainda em parte de 2018. Vale lembrar que estamos atentos a qualidade e por isso fazemos um trabalho de prevenção que nos ajuda no controle da qualidade da água distribuída em toda a cidade, conta.

A cloração da água é uma exigência do Ministério da Saúde, através da portaria 2914\2011, que normatiza o padrão mínimo da qualidade da água que é servida à população. Em Itatiaia ela acontece semanalmente, assim como a coleta das amostras que são enviadas pela Prefeitura para análise.

- Essa avaliação permite ao município o monitoramento da qualidade da água que chega à casa dos moradores, frisa o secretário.

Além da Secretaria de Meio Ambiente, o controle da qualidade da água distribuída a população também é realiza pela Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, que envia amostras toda semana para serem analisada por meio da Secretaria de Estado de Saúde. Entre outros fatores que são levados em consideração na analise estão a turbidez, o PH, a colimetria e a existência ou não de bactérias.

- Além do resultado das análises da nossa Secretaria, mensalmente também recebemos um relatório da Secretaria de Saúde, o que nos ajuda nesse trabalho de prevenção, salienta o secretário.

Cloradores Eletrônicos

Conforme o explica o Valter Lúcio em breve, o município contará com os cloradores eletrônicos que serão instalados, a custo zero, para ajudar no trabalho de cloração. A implantação do sistema eletrônico evitará o desperdício de cloro e otimizará o serviço ofertado.

- Os dois primeiros já foram montados e serão instalados no Campo Belo e na Caixa D'água da Vila Magnólia, dois importantes pontos de distribuição de água.Os locais onde serão instalados os demais já estão sendo analisados também, explicou.

Valter Lúcio reforçou ainda que morador que tiver alguma dúvida sobre a água poderá fazer contato direto com a Secretaria de Meio Ambiente  que  fica na Sede da Prefeitura (Praça Mariana Rocha Leão,20, Centro). O telefone de contato é (24) 3352 6740.

Por Matilde Basilio