07/08/2017 às 15h28min - Atualizada em 07/08/2017 às 15h28min

Centro e Vila Martins serão os próximos bairros a receber a vacinação antirrábica

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, segue nesta semana com a campanha de vacinação antirrábica pelos bairros da cidade. Hoje (07) os moradores da Jararaca e da Vila Niterói estão recebendo a visita dos agentes em suas casas e amanhã (8) o posto volante passará pela Vila Martins. Na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10, a vacinação ocorrerá nas moradias do centro da cidade.

A doença é uma zoonose incurável nos animais e fatal em quase 100% dos casos, e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

- Conseguimos contemplar todos os moradores dos bairros Jararaca e Vila Niterói. A vacinação foi tranqüila e correu tudo dentro da conformidade. Algumas casas estavam fechadas, pois o morador estava trabalhando, mas deixamos as pessoas avisadas que quem não conseguiu vacinar hoje tem a opção do posto fixo no Jardim Paineira que terá sua data divulgada em breve. O animal deve ter quatro meses ou mais, estar saudável e é importante que tenha um adulto em casa para receber o agente. Os animais grandes e ferozes devem estar com focinheira para evitar acidentes – ressaltou a Bióloga da Vigilância Ambiental, Daniele Brasão.

Posteriormente será divulgado calendário com a data dos postos fixos e volantes para as demais localidades da cidade.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Ao ser agredido por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Ambiental que fica na Avenida dos Expedicionários, 425, Centro. O telefone para contato é o 3352-4243.
 

 
Por Luana Vieira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »