08/08/2017 às 17h32min - Atualizada em 08/08/2017 às 17h32min

Quarta do bebê:Em Itatiaia recém-nascidos contam com um dia especial para exames e vacinas

Em Itatiaia, os bebês tem um dia da semana dedicado a saúde deles: a Quarta–feira do Bebê.Todo o trabalho acontece na Policlínica Municipal, no Centro, e é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.Os atendimentos da Quarta-feira do Bebê são dedicados aos recém-nascidos e aos bebês nascidos há mais de um mês que precisam passar pelos procedimentos ou receber as vacinas.

Nesse dia são realizados os exames de Triagem Auditiva que é o Teste do Ouvidinho realizado pela fonoaudióloga e o agendamento com oftalmologista para realizar o Teste do Reflexo Vermelho que é o Teste do Olhinho.Também são aplicadas as vacinas BCG e Hepatite B nos bebês que não foram vacinados na maternidade.

Os atendimentos da Quarta-feira do Bebê acontecem na Sala de Triagem Neonatal (Sala de Vacinas), que funciona na Policlínica Municipal e são realizados de 08h30 às 11h30. Para rebeber os bebês recém-nascidos o espaço recebe uma preparação especial. Na quarta-feira além das ações de promoção à saúde do bebê também são prestadas orientações aos pais e responsáveis e disponibilizado um tempo para tirar as dúvidas.

Outro exame importante realizado na quarta-feira é o exame de Triagem Neonatal que é o Teste do Pezinho.O teste faz parte dos exames e ações financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) garantindo a todas as crianças o direito ao diagnóstico precoce de algumas doenças. Fundamental para detectar doenças congênitas, o exame é obrigatório e deve ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento do bebê até o 5º dia de vida, nunca ultrapassando 30 dias.

De acordo com a coordenadora de Programas de Saúde, Andreia Rocha, a quarta do bebê é importante para que os pais levem seus filhos para colocar em dia os procedimentos que precisam ser feitos nos primeiros dias de vida do bebê, como as vacinas e exames.

- A Quarta do bebê é muito importante para garantir as ações de saúde essenciais ao bebê, a mãe, ao pai, a familia e as respons´veis de uma forma global.Essas ações são as primeiras atividades desse novo componente da familia no ambiente de saúde fora da amaternidade e é a  extensão dos cuidados ofertados a gestante durante o pré-natal.A escolha em ter um dia dedicado ao bebê se deu como estratégia de oferta de um atendimento humanizado num momento tão delicado para todos, disse a coordenadora

Para que os bebês possam ser atendidos é
 necessário  que os pais ou responsáveis, compareçam a unidade munidos de um documento com foto, CPF, comprovante de residência,certidão de nascimento da criança e a caderneta de vacina, que é entregue na maternidade.

Mais informações sobre a Quarta-feira do Bebê podem ser adquiridas na Sala de Triagem Neonatal (Sala de Vacinas) da Policlínica Municipal. A Policlínica fica situada na Avenida dos Expedicionários, nº 175, Centro.O telefone de contato é (24) 3352-1544.

Por Matilde Basilio