10/08/2017 às 17h33min - Atualizada em 10/08/2017 às 17h33min

Grupamento Especial de Meio Ambiente tem suas atribuições definidas após publicação de decreto

O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, assinou na última semana o decreto nº2894 que disciplina o regulamento e dispõe sobre a estrutura  do Grupamento Especial de Meio Ambiente (GEMA), definindo assim oficialmente as suas atribuições.

Criado em 2000, o grupamento, vinculado a Guarda Civil Municipal, terá entre as suas várias funções a responsabilidade de proteger o patrimônio sócio ambiental do município por meio de ações preventivas e repressivas, além de promover um trabalho de educação ambiental.

Um efetivo de no mínimo oito guardas, nomeados por meio de portaria, irão compor o grupamento e a equipe ficará preferencialmente incumbida de desenvolver suas funções na área de preservação ambiental.

- A Guarda Municipal sempre esteve atenta à questão do meio ambiente em Itatiaia e sempre atuou na proteção do patrimônio ambiental da cidade, porém com a regulamentação agora eles tem de fato as suas atribuições definidas. Há tempos o município aguardava essa regulamentação que com certeza será muito importante para a fiscalização e proteção das áreas de preservação ambiental da nossa cidade - frisou o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva.

Toda a ação será coordenada pela Guarda Civil Municipal que trabalhará em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pasta que ficará encarregada de repassar à corporação as ações que necessitarem de suporte. Para que possa atuar com mais eficácia, o grupamento passará por um treinamento específico na área, conforme explica o comandante da corporação, Edson Bento Expedito.

- Nosso objetivo é treinar um efetivo maior que oito agentes. O grupamento passará por um treinamento específico que englobará vários assuntos, para que todos possam atuar nas missões junto a nossa fauna, flora, recursos naturais, entre outros. Temos pela frente alguns problemas, entre eles a poluição sonora que muitas vezes acontece e precisaremos também atuar  para coibir. O conteúdo do treinamento vai qualificar os nossos agentes para trabalhar em todas as áreas para que possamos desempenhar com qualidade essa missão ambiental - finalizou o comandante.

Por Matilde Basilio