21/08/2017 às 17h05min - Atualizada em 21/08/2017 às 17h05min

Novos membros são definidos para o Conselho de Defesa do Meio Ambiente em Itatiaia

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Itatiaia (CONDEMA), vinculado a Prefeitura de Itatiaia, tem novos integrantes. A equipe, formada por representantes do poder público e da sociedade civil, tomou posse na última semana (dia 15), durante encontro realizado na Secretaria de Meio Ambiente.

Formado por sete membros, o Conselho reiniciou as atividades na mesma data com a eleição do presidente e do vice. Durante o biênio 2017/2018, Valter Lúcio da Silva, representando a Secretaria de Meio Ambiente, e Miguel Monte, representante da ACETAP (Associação, Comercial, Empresarial, Turística e Amigos do Alto Penedo), estarão à frente do CONDEMA.

Na oportunidade, foi apresentado o atual regimento interno e também discutidas futurais modificações no documento.

- Passamos para os conselheiros um perfil do conselho, suas atribuições e importância no cenário municipal.  Foi discutido também o que será necessário para adequar o Conselho para atender o trabalho no município e ainda o que está previsto na lei do ICMS Verde - explicou o novo presidente.

Criado através da lei nº 28, de 16 de agosto de 1990, o Conselho Municipal de  Defesa Meio Ambiente é  de caráter consultivo. Dentre as suas atribuições estão elaborar projetos que permitam ao poder público implementar um política de Meio Ambiente, obedecendo as diretrizes básicas para a conservação e preservação do patrimônio natural e cultural,sugerir formas e instrumentos legais que permitam coibir quaisquer agressões ao meio ambiente, difundir conhecimentos e orientações objetivas  sobre a preservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida, entre outros.

- Ficamos muito felizes com a reestruturação do Conselho. A participação de todos na primeira reunião foi muito boa, além de conseguirmos formar o Conselho, com os titulares, contamos também com pessoas voluntárias  que compareceram a reunião e estão interessadas em ajudar. O Conselho é importante porque permite uma interação entre e o poder público e a sociedade civil na busca da proteção do patrimônio ambiental da nossa cidade e todos estão muito empenhados em fazer um bom trabalho - disse Valter Lúcio.

As reuniões do CONDEMA acontecem toda segunda 3ª feira do mês, na sala da Secretaria de Meio Ambiente. Porém, a data e local poderão ser alterados em reunião do Conselho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente fica situada na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, Centro.

Por Matilde Basilio